segunda-feira, 1 de julho de 2013

ABC Utensílios Culinários

Olá Meninas,

Continuando minha postagens ABCs, hoje venho mostrar o ABC dos Utensílios Culinários, este com certeza será um dos maiores, pois existe muitos utensílios que nos ajudam para fazer uma refeição perfeita!!!



BATEDOR DE ARAME (FOUET)
O batedor de arame é ideal para bater ingredientes para alguma receita que você precisa dosar a intensidade da batida para não desandar o ponto. Por exemplo o Zabaione que é um creme feito a base de vinho do porto e gemas, só pode ser mexido com o fouet.
BOLEADOR
Feito para fazer "bolinhas", as mais comuns são de batata e melão.

BOWL
Um bowl nada mais é que uma tigela redonda, de vidro, metal ou plastico, funda e que pode ser usada para diversos fins.

BULB BASTER
Um grande objeto em forma de seringa que serve para retirar (chupar) gordura de caldo ou molho de carne.

 COLHERES DE MADEIRA
Ideais para mexer, bater e misturar massas de consistência mais dura, pois são fortes e inflexíveis e não conduzem o calor. A madeira absorve os sabores, por isso ela deve ser muito bem lavada e secada, e deixando secar depois do uso.

CONCHA 
É uma colher grande e funda normalmente usada para servir sopa ou outro tipo de comida líquida, e serve também para fazer ovos pochê. 

CORNET
Ou chamada de espátula de ângulo, serve para retirar sobras de massas em formas.


DESCAROÇADOR
Usado para retirar caroço de cereja ou de azeitona. Feito de aço inoxidável ou alumínio consiste de duas hastes ligadas no centro. Uma haste tem um suporte para azeitona e outra um dente para retirar o caroço.

ESCORREDOR
Existem dois tipos usado para escorrer líquido das comidas, como a água do macarrão, ou também lavar arroz. 

ESCUMADEIRA
É uma colher grande e achatada com furos em toda a superfície. Serve para tirar e escorrer alimentos e também para retirar nata e resíduos.


ESPÁTULAS DE BORRACHA
Quando usei está espátula pela primeira vez, eu me apaixonei pelas espátulas, elas são feitas para mexer sem arranhar em panelas de Teflon. Ideal para virar panquecas e omeletes.
ESPREMEDOR DE LEGUMES
Utensílio usado para amassar alimentos, ideal para fazer purês.

MANDOLINA
Com sistema especial de facas, você escolhe a espessura e o tipo de corte que deseja com praticidade. Eficiente, a Mandolina conta com protetor de segurança que permite fatiar os alimentos até o final sem precisar tocá-los, proporcionando mais praticidade e higiene, além de evitar o desperdício.

PENEIRAS
Servem para separar os alimentos sólidos da água ou líquido, como o macarrão, lavagem de arroz, ou coar ervas de chás. Existem em muitos formatos e tamanhos, mas basicamente com o mesmo propósito, podendo ser de plástico, inóx ou pano.

PEGADOR
É uma peça de aço inoxidável cujas extremidades se juntam apertadas (pressionadas). Usada para pegar e transferir alimentos delicados.

PINCÉIS
São muito úteis, sobretudo para confeitaria. Servem para aplicar ingredientes que dão brilho a diversos tipos de pratos, antes ou depois de assar. Ou untar formar.

PINÇA
Em geral com cerca de 8 cm, serve para retirar espinha de peixes e arrumar guarnições e decorações delicadas.

RALADOR
O mais comum é um retângulo oco com quatro faces e diferentes perfurações cortantes em cada face. Há também o rotatório e o ralador com uma só face, especial para ralar faces de frutas cítricas e parmesão. Para noz-moscada, há o ralador côncavo com um compartimento para guardar a noz inteira.

RELÓGIO
Varia desde uma simples ampulheta até um despertador a pilha, servindo para seguir os importantes passos de preparo e cozimento.

ROLO DE MACARRÃO
Como já diz o nome, o rolo de macarrão, é para abrir massas, tanto de macarrão como de pão, tortas e o que precisar.

TABUA
Podendo ser de madeira, de polipropileno ou vidro, a segunda não tira fio das facas. Tenha várias tábuas para usos diversos; a de carne ou de ingrediente com cheiro forte deve ser mantida longe das outras. Limpe a tábua muito bem depois do uso. A de madeira deve ser bem arejada até secar se não fica úmida e tende a dar bolor.

TERMÔMETROS
Há três tipos: para gordura, carne e açúcar. São essenciais para medir a temperatura interna correta e desejada no caso de carnes e aves e para assegurar que a gordura e o açúcar atinjam a temperatura exigida.


TESOURAS
Escolha uma tesoura resistente para uso múltiplo e confortável de segurar. Deve ser de aço inoxidável para facilitar a limpeza. Tesoura de aves serve para cortar ossos com mais facilidade.


Existem claro muitos outros utensílios até porque nos dias de hoje a cada dia que passa é inventado algo novo para ajudar nas tarefas do dia a dia.
Podem notar que eu não coloquei nem facas, formas e panelas, pois irei fazer um separado só para eles, pois só de facas tem muitas opções!!!
Acho que consegui colocar o principal nesta postagem.

Espero que gostem!!!

Beijinhus







2 comentários:

  1. Amei o seu blog Angie, estou lendo os posts antigos e encantada!!!

    Estou te seguindo, beijãozão ;-*

    http://diariodagrace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!