sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aminoácidos e sua Importância para os Cabelos

Olá Meninas,

Hoje vou falar um pouquinho sobre a importância dos aminoácidos para os cabelos, vou citar eles em ordem decrescente, vou falar de apenas alguns dos aminoácidos, pois é muito difícil de encontrar matérias específicas sobre aminoácidos X cabelo, quando é procurado aminoácidos na internet, o que mais se acha, é sobre musculação! Por isso hoje, depois de quase 3 meses tentando fazer esta pesquisa, coloco aqui o melhor do que achei sobre os aminoácidos e suas funções para os cabelos.


Só para entender a importância dos aminoácidos é importante lembrar que o fio de cabelo tem uma estrutura de 85% formada por um tipo de proteína chamada queratina (muito conhecida por nós adoradoras de cremes de cabelos), que por sua vez é formada por 19 tipos de aminoácidos. Sendo eles então:

1. CISTINA - 14 a 16,5%
A Cistina é um aminoácido que ajuda no crescimento dos fios de cabelo, tem presente em muitos cosméticos e modifica a estrutura dos fios. Eles são envolvidos na produção de colágeno para elasticidade e textura da pele, e na alfa-queratina para unhas e cabelos.

2. ÁCIDO GLUTÂMICO - 14,3 a 15,5%
Apesar da grande concentração deste componente no cabelo, achei pouquíssimos lugares falando da função deste aminoácido para o cabelo. Apenas que ele é usado na fabricação de surfactantes.

3. SERINA - 9,6 a 10,8%
Melhora a penteabilidade dos cabelos, melhora as propriedades físicas da fibra do cabelo tais como o brilho, aspecto de liso, maciez e integridade das cutículas. É usado nos cosméticos como hidratante.

4. ARGININA - 8,8 A 9,6%
Ela estimula a micro-circulação para uma melhor nutrição no bulbo capilar, favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e o fio. É muito utilizado para produtos cosméticos pois possui grande propriedade hidratante.

5. TREONINA - 6,5 a 7,5%
Importante para a produção de glicina e serina. E é muito usado em cosméticos farmacêuticos.

6. LEUCINA - 6,4 a 6,9%
É fundamental para regeneração dos cabelos, pois é um elemento essencial para a estrutura das proteínas e enzimas.

7. ÁCIDO ASPÁRTICO - 5,6 a 6,5%
Ele é indispensável para a síntese da arginina.

8. VALINA - 5,0 a 5,8%

9. GLICINA - 3,3 a 3,5%
Ajuda na fabricação de outros aminoácidos é necessário para a conservação da pele e cabelos, pois tem ação antioxidante. É usado em cosméticos para tratamento contra dermatites e antialérgico.

10. PROLINA - 3,6%
É um dos aminoácidos que são componentes primários da proteina colágeno, o tecido do conectivo que liga e sustenta todos os outros tecidos. É o aminoácido mais rígido, sendo ele então que dá rigidez ao fio de cabelo.

11. ALANINA - 2,8 A 3,5%
É um aminoácido que ajuda na formação da vitamina B6. Possui propriedades hidratantes, e é usado em cosméticos para produzir surfactantes e vitaminas.

12. LISINA - 2,6 a 3,1%
Ajuda a obter um cabelo alinhado da raiz às pontas por mais tempo. Ela potencializa a absorção do cálcio, ajudando no fortalecimento, crescimento e regeneração dos cabelos.

13. ISOLEUCINA - 2,3 a 2,5%
A isoleucina foi outro que não achei nada especifico para cabelo, mas fala que quando somos crianças é ele que atua no crescimento, e que ele age de forma lenta no organismo, lendo estas informações, deduzi que talvez ele esteja ligado ao crescimento do fio de cabelo.

14. FENILALANINA - 2,2 a 2,8%
É o aminoácido ligado diretamente a melanina, dando cor a pele e cabelos.

15. TIROSINA - 2,1 a 2,7%
Este aminoácido é ligado diretamente a pigmentação dos fios, ou seja a cor vibrante do cabelo é devido a este aminoácido. É encontrado nos cosméticos tendo como objetivo a proteção contra raios UV.

16. HISTIDINA - 0,8 a 1,1%

17. TRIPTOFANO - 0,8 a 1,2%
Recupera e mantem a integridade do fio evitando a quebra.

18. METIONINA - 0,5 a 0,9%
Reforça a estrutura do cabelo e combate a queda capilar.

19. Vestígios de ÁCIDO CISTEICO

Esta formação de aminoácidos no cabelo pode diminuir pela química ou simplesmente por agressões externas como secador, chapinha, vento, sol, etc. a falta destes aminoácido causam queda e quebra de cabelos. E a forma para suprir estas necessidades pode ser ingeridas, com suplementos e uma boa alimentação, ou tópico, com cremes ricos em aminoácido diretamente nos cabelos.

Claro que fazendo os dois os resultados são melhor ainda!!!

Vamos ver algumas linhas de produtos para cabelos que possuem aminoácidos na composição:

Linha L'Oreal Arginina Resist - Usa o aminoácido Arginina na composição.


Linha Eco Therapy da Amend - Tem na composição da máscara: glicina, alanina, serina, valina, prolina, treonina, isoleucina, histidina, fenilalanina, além de não ter parabenos. Máscara resenha AQUI.


Linha SOS Intenso da Kert - Contém Cistina na Formulação.





Liss Progress da Kert - Também contém Cistina na composição



Natura Plant Lisos e Soltos - Com aminoácido Lisina do Hibisco


Lisos e Sedosos da TRESemmé - Com o aminoácido Lisina


                                                                     
Bom ai está algumas linhas para cabelos fáceis de encontrar e que possui pelo menos um tipo de aminoácido na composição, queria apenas fazer uma ressalva de que eu ainda não utilizei nenhuma destas linhas completas. O único creme destes que usei foi o da Linha Eco Therapy, e já adianto aqui que ele é para Hidratação!  Breve Resenha!!!
Espero que tenham gostado!!!

Beijinhus

27 comentários:

  1. UAU Angie,

    Fiquei até vesga com tantos aminoácidos! Parabéns pela pesquisa, gostei muito.

    Quero ver sua resenha sobre a eco...sabe que até hoje nada da amend se adaptou ao meu cabelo?

    beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita coisa né Fefa, tudo isso nestas coisinhas tão fininhas que são os fios de cabelo...kkkk

      Ah pois é, tu sabe que também não me dei muito bem também!!! Acho que as necessidades dos nosso belos são a mesma, será que é a data de aniversário que influencia?!?! kkkkkkkkk

      Beijinhus

      Excluir
    2. ahahaahhaha mas pode ser hein??? ajahahaha

      Excluir
  2. Respostas
    1. Moça fenilalanina não tem nada haver com melanina não, vc deveria ter se aprofundado mais na sua pesquisa, pois fenilalanina e uma aminoácido usado em fabricação de adoçantes e refrigerantes...

      Excluir
  3. Acabei de descobrir seu blog e estou adorando...parabéns! Adorei a dica do creme para cabelos Yamasterol, ele salvou meu sábado. Inacreditável!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia!
      Que bom que está gostando do BS!!!
      O Yamasterol é um achado mesmo, baratinho e faz efeito, não vivo mais sem ele!!!

      Beijinhus

      Excluir
  4. Parabens pela pesquisa, maravilhosa! Me ajudou muito.
    obrigada!
    bjs, Marah Santyago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Marah pelo carinho!!!

      Beijinhus

      Excluir
  5. Adoreiiiii, vc está de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá, ótima matéria. Parabéns! Estou usando a queratina líquida da Niely Gold nas químicas e hidratações e desde então a quebra diminuiu 90%, vi que vários aminoácidos citados na sua matéria estão na composição e fazem realmente a diferença, pois já usei outras queratinas e não obtive o mesmo resultado.

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS excelente trabalho,sou cabeleireiro e sanou minhas Duvidas sobre os acido compostos,gostaria de saber se eu usando tais cremes com aminoacido se prejudicara minhas cliente pra fazer mechas nos cabelos.
    e oque vc acha sobre as escovas com carbocisteina.
    abraços jailson

    ResponderExcluir
  8. eu uso tioglicolato de amonia para relaxar os meus cabelos se eu fizer uso de uma progressiva a base de aminoacidos tem algum problema? pode haver queda? e depois se eu quiser voltar pra amonia pode???

    ResponderExcluir
  9. Oi,adorei !! estou fazendo um curso de cabeleireira ,era tudo que eu estava procurando!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa sua explicação. Faço uso da Alanina misturada com água filtrada e outros elementos. Fica o cabelo incrível. E agora com essa explicação realmente faz sentido.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada querida amei saber tudo isso sobre aminoácido continue nos ajudando muito obrigada , Deus te abençoe sempre bjuuuuuuuuuuus

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, minha amiga foi num salão e a cabeleireira deu um banho de aminoácido nos cabelos dela e ficou super bonito. Acho interessante aplicar o aminoácido em um salão 1 vez ao mês, pois os cabelos ficam sem volume e brilhoso. Tudo que uma mulher procura.

    ResponderExcluir
  13. Por que os aminoácidos são importantes nos tratamentos capilares?

    Os cabelos têm 65 a 90% de sua composição na forma de proteínas. Estas por sua vez são produzidas por nossas células do couro cabeludo usando como matéria-prima os aminoácidos.
    Nem todos os aminoácidos conhecidos estão presentes nos cabelos, porém, para que possamos ter cabelos mais fortes, saudáveis e para colaborar na redução da queda os aminoácidos podem ser fundamentais.
    Muitos problemas de queda de cabelo também são amenizados com o uso de aminoácidos e a sua reposição é de grande valia para a recuperação capilar e ajuda a corrigir e melhorar quadros de cabelos fracos, finos, quebradiços ou de couros cabeludos que vem sofrendo com a queda.
    Deficiências nutricionais, e agressões aos fios (clima, química, secador e chapa, água do mar ou piscina), são os maiores causadores de problemas capilares que evoluem com redução da produção ou da quantidade das proteínas dos cabelos.
    A continuidade do uso permite resultados mais consistentes, isto porque, os benefícios que estes trazem aos cabelos poderão ser vistos gradativamente, à medida que os cabelos crescem a partir do couro cabeludo, substituindo os cabelos que previamente estavam finos, fracos quebradiços ou caindo mais do que o normal.
    Aminoácidos = Cabelos mais fortes
    São aminoácidos presentes nos cabelos: Arginina, Alanina, Ácido Glutâmico, Ácido Aspártico, Glicina, Prolina, Serina e Creatina.
    Além dos cosméticos os alimentos ricos em proteínas são boas fontes de aminoácidos. .
    Carnes Magras de Gado Bovino (compatível com um bife médio ? 100g)
    Peixes (preferencialmente os de água fria ? Salmão, bacalhau, sardinha, atum)
    Frango (preferencialmente o peito de frango)
    Ovos (no máximo 2 por semana)
    Leite (pelo menos 1 copo ao dia)
    Laticínios (queijo brancos, iogurte, coalhada)
    Grãos (feijão, lentilha, ervilha)

    Gostou da dica acesse : www.meushampoo.com.br e veja mais dicas e aproveite para conferir nossas promoções na Black Friday com descontos de até 60%.

    ResponderExcluir
  14. São alguns dos compostos do glicopan pet

    ResponderExcluir
  15. A linha Mix de aminoácidos da barro minas é ótimo!!

    ResponderExcluir
  16. A linha Mix de aminoácidos da barro minas é ótimo!!

    ResponderExcluir
  17. Moça fenilalanina não tem nada haver com melanina não viu��

    ResponderExcluir
  18. Minha professora me pediu pra pesquisa sobre os 20 aminoácidos e suas funções só que eu tô perdida sabe porque em alguns blogs fala uma coisa é em outros totalmente diferente sabe alguém pode me ajuda ?

    ResponderExcluir
  19. a linha aminoácidos da HYDRA cosméticos é muito boa!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!