quarta-feira, 5 de junho de 2013

ABC dos Produtos de Cabelos

Olá Meninas,

Hoje vim falar aqui do ABC dos Produtos de Cabelos, por indicação da minha querida amiga Karina do Acorda, Bonita! pois havia feito o ABC da Maquiagem AQUI, e ela falou para eu usar o mesmo formato e fazer outros ABCs, então decidi fazer em 2° lugar o dos Produtos de Cabelos.

ACIDIFICANTES
Tem o propósito de selar as cutículas do fio, e balancear o pH após um processo químico. 


CASEIRO: Acidificantes caseiros muito utilizados para fechar a cutícula são vinagres de maça, vinagre de vinho branco, ou suco de limão, falei AQUI como uso o suco nos cabelos.




INDUSTRIAL: É um creme usado principalmente depois do cabelo sofrer algum processo químico muito forte com pH Alcalino, para fechar as cutículas do cabelo e poder permanecer a hidratação ou a cor depositada no fio. Para entender um pouco mais sobre a função do pH veja AQUI.  

AMPOLAS
Existem milhares de tipos de ampolas, nem tem aqui como fazer uma subdivisão, mas elas são basicamente para tratar cabelos ressecados, danificados, para cabelos loiros, para ajudar no crescimento, entre muitas outras funções, só a Dermabel possui 28 ampolas com diferentes funções. Saiba mais no Site da Dermabel AQUI. 


CONDICIONADOR
O condicionador tem como função devolver o óleo natural, fazendo com que fiquem condicionados e adquiram uma camada protetora, essencial para o brilho e a nutrição. Devolver a maleabilidade, diminuir o trauma entre uma escovação e outra e dar brilho aos fios também é uma função que faz parte da atuação dos condicionadores.


ESPECÍFICOS: são condicionadores que têm finalidades particulares em determinados tratamentos, como os anticaspas que possuem componentes específicos como sais de zinco e selênio, estes elementos ressecam o cabelo, então o condicionador deve possuir elementos umectantes, para que o condicionador possa cumprir com o seu dever.


HIDRATANTES: condicionadores podem ser hidratantes, que entram no córtex do cabelo e melhoram a condição interna dos fios. 

SELADORES: O condicionador selante fecha as cutículas ao mesmo tempo que promove a hidratação da parte externa dos fios reduzindo o volume dos cabelos. Este condicionador da imagem  é da marca K.Pro e tem pH 2,5. Resenhei AQUI o que eu uso como condicionador selante.

FINALIZADORES
Os finalizadores servem para dar acabamento ao cabelo, existem vários tipos e finalizadores para todos os tipos de gostos e finalidade que o consumidor irá querer. Veja os tipos:




ATIVADOR DE CACHOS: Em spray, creme ou gel, tem ativos que devolvem a elasticidade, define cachos, diminui o frizz e o volume. Ideal para cabelos de ondulados a afro.

CERA:  Espécie de creme de consistência densa que modela os fios. Há o tipo com brilho e com efeito mate (opaco). Serve para definir o repicado e dar movimento aos cabelos curtos.

DEFRIZANTE: Tipo de leave-in que facilita a escova, prolonga o efeito da chapinha e controla os fios rebeldes. Prefira os termo ativados, cuja ação é potencializada pelo calor do secador.



GEL: Um dos tipos mais usados e popular de fixador de penteados, tem uma fixação de leve a média, tendo em versões diferentes como sem álcool, com álcool, finalização molhada ou seca, e hoje em dia principalmente para as menininhas, gel com glitter. Podendo também ser feito naturalmente em casa, receita AQUI.


LEAVE-IN ou CREME PARA PENTEAR: É um hidratante sem enxágue, reduz o frizz, hidrata, deixa maleável e modelado delicadamente, pode ser usado por todos os tipos de cabelo. Resenhei AQUI sobre o Hidra-Max Colágeno.



MOUSSE: Produto na forma de espuma que modela os fios dá corpo e volume às madeixas.


POMADA: Semelhante à cera, só que mais cremosa. Contém menos óleo, por isso sua fixação é menor, finaliza penteados, controla o frizz e dá destaque às pontas de fios repicados. Ideal para cabelos curtos e médios.



SÉRUM ou SILICONE: Tipo de óleo mineral. O sérum é um genérico do silicone, repara as pontas temporariamente e dá brilho. Temporariamente, pois o silicone nem nenhum óleo mineral trata os fios do cabelo, apenas mascaram o dano saindo na próxima lavagem.



SPRAY DE FIXAÇÃO: Há dois tipos: seco e úmido, finalizar ou montar um penteado. O seco fixa os fios e só sai quando lavado. O úmido deixa-os com aspecto molhado e permite a escovação após a aplicação.




SPRAY DE VOLUME: Similar ao mousse. Mas pode deixar os fios com aspecto mais natural que o mousse, dá corpo e volume às madeixas.


LOÇÃO DE TRATAMENTO
As loções de tratamento são produtos líquidos ou quase líquidos que são passados diretamente no fio sem precisar retirar do cabelo, servem para fortalecer ou hidratar, veja as opções:


ANTI-QUEBRA ou ANTI-QUEDA: Basicamente com o propósito de fortalecer o fio, o anti quebra fortalece o comprimento, sendo passado por todo o fio; e o anti queda fortalece a raiz do cabelo, segurando o fio no couro cabeludo. Resenhei AQUI a Loção SOS Queda da Seda.

HIDRATANTE: A loção hidratante mais conhecida no mercado e adorada por todos é o Bepantol Líquido Resenhado AQUI, feito de pantenol que hidrata os fio de cabelo, deixando os fios brilhantes e sedosos.

MÁSCARA
Existem muitas máscaras capilares, porém elas são basicamente dividida em 3 categorias:


HIDRATAÇÃO: Serve para repor a água do fio, 90% das máscaras vendidas em farmácias são hidratantes, no composto normalmente vem chás, frutas, plantas. Veja AQUI e AQUI duas opções de máscaras hidratantes.

NUTRIÇÃO: Serve para repor o lipídio (gordura) dos fios, mascaras a base de óleos, ceras e manteigas são máscaras nutritivas. Veja AQUI e AQUI duas resenhas de máscaras nutritivas.

RECONSTRUÇÃO: Serve para repor as proteínas perdidas do fio, e dar corpo ao cabelo. Máscaras com proteínas, queratina, creatina, são máscaras reconstrutoras. Este tipo de máscara vale a pena investir um pouco mais, pois a maioria das máscaras mais baratas que falam ser reconstrutoras, na verdade não passam de hidratantes. Resenha AQUI para mim dá melhor máscara de reconstrução.

PRÉ SHAMPOO 
O pré shampoo é o produto utilizado antes do shampoo, podendo ser para a proteção do fio ou também para a esfoliação do couro cabeludo.



ESFOLIANTE: O Pré Shampoo esfoliante promove uma suave esfoliação no couro cabeludo, removendo a oleosidade e as impurezas com grânulos. Podendo ser comprado pronto ou feito em casa. Resenha AQUI do Pré Shampoo do O Boticário.

ÓLEO: Pode ser usado óleos naturais no cabelo, ou também o muito conhecido Óleo Extraordinário da Elseve, antes da lavagem, isto faz com que os cabelos fiquem nutridos e também protege o fio da ação muito forte do shampoo. Indicado para cabelos danificados e ressecados. 
SHAMPOO
Existe 3 tipos de shampoo, o de limpeza e de tratamento, e nestas divisões existem sub divisões, veja:

LIMPEZA:
  1. Anti-Resíduos: Usado principalmente por pessoas que possuem os cabelos oleosos, e precisam fazer uma limpeza mais profunda no cabelos, serve também para ajudar a tirar tintura ou pigmentação depositada nos fios, possuem o pH elevado, entre 7-8, veja AQUI sobre o pH.
  2. Transparente: São os shampoos que normalmente fazem uma limpeza mais profunda, os transparentes normalmente são para cabelos normais a oleosos.
  3. Leitoso: Geralmente são shampoos para cabelos danificados e secos, eles tem a função de ajudar na recuperação dos fios.
  4. Translúcido: Eles também tem a finalidade de tratar os fios, porém não tanto quanto os leitosos. Este tipo de produto seria um “meio termo” entre o transparente e o leitoso. Resenha AQUI do Shampoo TRESemmé.
  5. Low Poo: Shampoo sem sulfatos, ele limpa os cabelos suavemente sem danificar o fio, eu usei durante muito tempo quando estava com os cabelos ultra danificados. Super indicado para cabelos danificados e cacheados. Resenha AQUI sobre o Éh Shampoo.
  6. Naturais: É produzido a partir de matéria prima vegetal, deve apresentar de 5% a 70% de ingredientes orgânicos.
  7. Orgânico: Também promove uma limpeza mais suave, e não agride a pele, é feito com compostos 100% naturais.
  8. Shampoo-Creme: é um shampoo na forma de creme, não espuma quase nada na limpeza, faz limpeza suave nos cabelos e ao mesmo tempo hidrata. Costumo falar que shampoos normais hidratantes, não hidratam, porém este realmente hidrata e trata os cabelos. Fiz uma Resenha AQUI sobre um shampoo creme.


TRATAMENTO ou ESPECÍFICO:
Shampoos de tratamento como alguns pensam, não é para tratar da secura ou dos danos dos cabelos, e sim para fins específicos, como:
  1. Anti-Queda: Muitas empresas de cosméticos oferecem hoje em dia shampoos anti queda, porém não existe shampoo que acabe 100% com a queda dos cabelos, e também esta queda não é a queda pela raiz, e sim por quebra dos cabelos. Veja está matéria da Folha de São Paulo sobre os shampoos Anti Queda AQUI.
  2. Anti-Caspa: Shampoos anti caspa também assim como o condicionador, possuem elementos específicos na formulação como sais de zinco e selênio, só deve ser usado por pessoas que precisam pois eles tem tendência a ressecar o cabelo.
  3. Específicos: Existem shampoos muito específicos para tratar doenças como dermatite seborreica, psoríase, foliculite, entre outras doenças do couro cabeludo. Muitas destas vezes o shampoo tem que ser manipulado, para conseguir exatamente o produto ideal.



SHAMPOO A SECO:
Eu nunca usei e sinceramente não sei se funciona, a promessa do produto é: ter cabelos limpos e perfumados em todas as ocasiões, neutralizando odores e removendo a oleosidade dos fios, de forma instantânea sem deixar resíduos em pó.



UMECTANTES
Com a função de atrair a umidade do ar para dentro do fio de cabelo. Indicado para cabelos secos. E também só pode ser usado onde há bastante umidade no ar. Lugares muito secos não é aconselhado a passar umectantes, podendo deixar os cabelos mais ressecados. 
Os umectantes estão presentes em muitos cosméticos, mas pode também serem usados diretamente no cabelo, como a Glicerina e o Pantenol (Bepantol Solução Resenha AQUI).

FIM

Gostaria de dizer que este ABC não estou falando de processos ou produtos que modifiquem a estrutura do cabelo, como escovas progressivas, ou tinturas, em breve terá mais outros ABCs para vocês.
Se por algum acaso souberem de algum tipo de produto que não citei aqui, pode deixar nos comentários que poderei atualizar a postagem com sua indicação. Pois a postagem da maquiagem fiz com uma consulta em apenas um livro, e esta postagem aqui, fiz de conhecimentos próprios e pesquisas em vários sites!!!

Espero que tenham gostado de mais este meu Resumão ABC!!!!

Beijinhus

8 comentários:

  1. Amgggggggggg, vc faz detalhe de tudo!
    Adoro post assim, q explica TUDO.
    É um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bia!!!
      Tentei explicar o melhor possível sobre tudo que sabia!!!

      Vai ter mais postagens assim logo logo!!!

      Beijinhus

      Excluir
  2. muitooo bom o post!! Tudo super detalhado e explicadinho :DD

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda!!!
      Fico feliz que tenha gostado!!!

      Um ótimo dia para você também!

      Beijinhus

      Excluir
  3. Nooooossaaaaaaa Angie, que trabalho mais detalhista, culpa de quem? "deles" off course...kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. huahuahuahauh Só pode ser culpa "deles" né?! kkkkkkk
    Já estou montando o próximo que será de culinária!!!
    Tu gosta de cozinhar???

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das explicações... ajuda muuuuuito... Amei...
    :) Beijos e sucesso no blog querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luzinha!!!
      Que bom poder ter ajudado!!!

      Obrigada pelo carinho ;*

      Beijinhus

      Excluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!