sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Tudo sobre o Silicone para Cabelos

Olá Meninas,

Hoje em dia está super na moda fazer tratamentos no poo, ou sem utilização de Silicones em cosméticos, porém você sabe o que realmente é o silicone???


Porque chamamos o Silicone de Óleo Mineral???
Quando falamos óleo mineral, o que se pensa??? Mineral vem de minério, pedras. E é exatamente daí que vem o silicone. O silicone vem do silício um tipo de mineral que ligado ao oxigênio forma a Sílica e desta junção pode originar muitas outras coisas que também são nomeadas de silicone, como bico de mamadeira de silicone, colher de silicone para culinária, e o nosso tão usado silicone para cabelos!!!

Viram com o que é semelhante o silicone para cabelos?! Com exatamente o silicone de instrumentos de cozinha!!!

Quais os benefícios e para que serve o silicone?
O silicone de cabelo, assim como e de cozinha tem a mesma propriedade. Quando você pensa naquele utensílio de silicone para cozinha o que lhe vêm a cabeça??? Que é resistente as altas temperaturas, e o de cabelo não é diferente, é uma substância ultra resistente a temperaturas altas dos 100 até 400 Cº. Além de ser impermeável a água.

Como ele age no cabelo?
O silicone forma uma película em volta do fio de cabelo com a intenção de proteger o fio, tanto da água quanto do calor. Ele ajuda a combater o frizz exatamente por expelir a água, quando a pessoa tem frizz nos cabelos a umidade (água), acaba se tornando um grande inimigo, então usa o silicone para repelir a umidade de seus cabelos, e evitar o frizz. Esta película também, faz com que aparentemente suas cutículas estejam fechadas, deixando um aspecto de cabelo brilhoso e sedoso.


Então porque muitas pessoas não utilizam o silicone?
Como eu disse no primeiro item, o silicone é feito de mineral, ou seja, ele não possui nenhum tipo de vitamina, que irá cuidar do seu cabelo. Além disso o silicone exatamente por ser insolúvel em água ao formar esta camada no fio, acaba que também não absorve os produtos hidratantes, ou qualquer outro produto solúvel utilizado realmente para cuidar dos cabelos. Assim fazendo com que pessoas que usam muito silicone seguido, principalmente na forma pura como finalizador, acaba por ter um acúmulo de silicone nos fios, deixando os mais secos, por não deixar o fio absorver a hidratação necessária para ter cabelos realmente saudáveis. 

Resuminho sobre o silicone:
  • Substância originada de um minério,
  • Sem qualquer propriedade benéfica aos cabelos;
  • Substância hidrofóbica;
  • Substância termo-protetora;
Bom se depois de ler esta postagem, você acha que não tem problemas continuar usando produtos com silicone, ou mesmo ele puro nos cabelos, saiba qual a melhor maneira de usá-los.

Modo correto de utilizar o silicone:
Como já disse a cima várias vezes, o principal benefício do silicone e ser um termo protetor, assim sendo não é correto utiliza-lo como finalizador e selador de cutículas, e sim usar ele antes do secador ou da chapinha, que ele irá proteger o cabelo do calor excessivo além de dar deslisamento da escova no processo de secagem, facilitando o método de finalização.




Mesmo usando o silicone, como fazer com que os cabelos absorvam a hidratação necessária?
Se você não irá abrir mão dos seus silicones tente aderir a sua rotina capilar uma lavagem quinzenal ou semestral com um shampoo anti resíduos. E exatamente neste dia da limpeza com o shampoo anti resíduos faça uma hidratação ou nutrição capilar bem potente!!! Assim conseguirá hidratar e nutrir seus cabelos mesmo utilizando o silicone!!!

Toda regra tem sua exceção!!! 
Existem alguns tipos de silicones presentes em cosméticos que são hidrossolúveis, que diluem em água, eles são poucos porém, estes silicones não acabam prejudicando de nenhuma maneira os cabelos, contudo eles não existem na forma pura para passar nos cabelos. Vamos ver quem são eles:
  • Copolyol Dimethicone
  • Lauril Copolyol Methicone;
  • Proteína hidrolisada do trigo (Hydroxypropyl Polisiloxano);
  • Qualquer silicone com PEG como um prefixo: 
  • Dimethicone PEG-8 Phosphate, 
  • Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate,
  • PEG-3 Dimethicone, 
  • PEG-7 Dimethicone.
Fiz anteriormente uma postagem com uma listagem completa dos silicones que não podem ser usados, deem uma olhada AQUI.

Se você achava que os silicones tratavam suas pontas, realmente isto ele não faz. Troque o silicone pelo Bepantol Derma Solução, ou utilize como finalizador o Óleo de Argan, que além de deixar o aspecto brilhante nos cabelos, por ser um óleo vegetal, tem muitas propriedades benéficas a eles!!!

Bom meninas, tentei explicar tudo bem resumidinhos sem muita lenga lenga, de maneira que você possa tirar o melhor proveito desta matéria!!! Agora se você quer ou não usar o silicone para cabelos, é com vocês!!!

Espero que tenha ajudado!!!

Beijinhus


25 comentários:

  1. AI,AMIGA, USO O ARGAN INOAR, MAS MEU CABELO NÃO GOSTA, SEMPRE FICA RESSECADO QDO USO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Jac...
      Tem que cuidar que as vezes nestes argans da vida tem mais silicones do que o verdadeiro argan puro!!! Por isso acaba ressecando também!!!

      Dê uma olhadinha na composição dele!!! Se você ver algum elemento terminado em one entre os primeiros componentes é porqe tem silicone, exemplo: Amodimethicone; Cethearyl Methicone; Cetyl Dimethicone; Cyclometicone; Cyclopentasiloxane; Dimethicone; Dimethiconol; Stearyl Dimethicone; Trimethylsilylamodimethicone; Simethicone; Polydimethylsiloxane; Methicone; Phenyl Trimethicone; Dimethylpolysiloxane; Bis-Aminopropyl Dimethicone.

      O bom é comprar o argan vegetal puro, dai sim faz bem aos cabelos!!!

      Beijinhus

      Excluir
    2. e se for silicone com o oleo de argan como segundo componente?

      Excluir


    3. ORAÇÃO A SÃO CIPRIANO: para amansar e trazer de volta



      Pelos poderes de SÃO CIPRIANO e das três malhas que vigiam SÃO CIPRIANO, (Fulano) virá agora e imediatamente atrás de mim. (Fulano)vais vir de rastos, apaixonado, cheio de amor, de tesão por mim, vais voltar para mim e pedires-me perdão (ex: por tudo o que me fizeste passar, por me teres mentido…) e para (fazer o seu pedido – ex.: me pedir em noivado, em casamento) o mais rápido possível.



      SÃO CIPRIANO, fazei com que (Fulano) esqueça e deixe de vez qualquer outra mulher que possa estar em seu pensamento, só a mim amando. SÃO CIPRIANO afastai de (fulano) qualquer mulher, que ele me procure a todo momento, hoje e agora, desejando estar ao meu lado, que ele tenha a certeza de que sou a única mulher da vida dele.



      São Cipriano, fazei com que (fulano)não possa viver sem mim, que não possa sossegar nem descansar, em parte alguma consiga estar, sem que tenha sempre a minha imagem em seu pensamento, e em seu coração, em todos os momentos. Que ao deitar, comigo tenha de sonhar, que ao acordar, imediatamente em mim tenha de pensar, só a mim possa desejar, e apenas comigo queira estar.



      São Cipriano, que (Fulano) pense em mim em todos os momentos de sua vida. Que (fulano)queira me abraçar, me beijar, cuidar de mim, me proteger, me amar todos os minutos, todos os segundos, de todos os dias de sua vida. Que me ame a cada dia mais e que sinta prazer somente comigo.



      SÃO CIPRIANO faça (Fulano) sentir por mim amor, carinho e desejo, como nunca sentiu por nenhuma outra mulher e nunca sentirá.Que tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão somente por mim e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha paz e descanso se estiver comigo.



      Agradeço-te SÃO CIPRIANO por trabalhares a meu favor e divulgarei teu nome em troca de amansar (Fulano) e trazê-lo apaixonado, dedicado, fiel e cheio de amor e desejo aos meus braços. Peço-te meu glorioso São Cipriano para que (Fulano) volte para mim, para o nosso namoro/ nosso amor/ nosso casamento, o mais breve possível. Peço isso do fundo do meu coração, aos poderes das três malhas pretas que vigiam SÃO CIPRIANO.



       Leia esta oração por três dias seguidos.

      Excluir
  2. Ahh. Great post!

    xx
    Sharena
    http://fashionofanovice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. super legal!! n]ao sabia várias dessas coisinhas!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu viu Liz, realmente tem coisas que usamos e nem sabemos a realidade sobre eles... o silicone é um caso destes!!!

      Que bom que gostou!!!

      Beijinhus

      Excluir
  4. This sure sounds like a great hair product! Would be lovely on the hair! I should try it out!

    Rebecca
    www.winnipegstyle.ca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Really it leaves hair looking very beautiful, but in reality it is the hair. Should be used with parsimony!!

      ;)

      Kisses

      Excluir
  5. Agora entendi porque meu cabelo não ficava hidratado com silicone! Ótimo post!

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar de alguma maneira!!!

      Obrigada!!!

      Beijinhus

      Excluir
  6. Oi querida, eu tenho um pouco de medo do silicone pois meu cabelo é oleoso e grosso, então eu tenho medo que pese.
    Mas preciso experimentar ;)
    Beijinhos!!!!
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Cristiane nunca usou?
      Normalmente é ao contrário as pessoas usam até de mais... mas se nunca usou, não está perdendo nada!!!
      Se quiser melhorar as pontinhas use óleo vegetal!!!

      Beijinhus

      Excluir
  7. Nossa estava pensando em usar o silicone nos cabelos. Mas agora lendo seu post mudei de idéia. Parabéns pela matéria, muito esclarecedora. bjoo
    garota-de-veludo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá...adorei o post pois trata de um assunto que tenho pesquisado muito nestes últimos dias!
    Gostaria por favor que me desse dicas de mascaras capilares boas e livres de silicone e parafina liquida.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica
      Já fiz algumas publicações com máscaras e cremes sem silicone e parafina liquida, se você olhar nos TAGS na lateral achará um que fala No Poo e Low Poo, terá algumas opções de mascaras e o shampoo qe deve utilizar também para completar o tratamento!!!

      Que bom que gostou!!!

      Beijinhus

      Excluir
  9. Tenho cabelos cacheados, finos e mto volumosos. Se eu usar qq óleo no meu cabelo, como finalizador, ele "incha", fico igual ao rei leão! Já usei inúmeros, das melhores marcas. Comprei o Bepanthol líquido e achei mto pesado.

    ResponderExcluir
  10. adorei seu post sobre o silicone aprendi bastante de como age no cabelo vou passar a usar mais o silicone.adorei seu blog e estou seguindo conserteza se puder faz uma vizitinha ao meu blog bju
    http://rettrototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Meninaa o silicone e mandado kk e eu nao passava uma semana com um frasco de silicone de 60ml kkk ja não quero mais rsrs tenho o cabelo mtt cacheado e ressecado acahava q o silicone fazia milagres nos meus cachos pq deixa tão macio e brilhoso. Gostaria de saber qual tipo de oleo pode ser usado em cabelos cacheados?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi eu tenho uma dúvida, Pra saber se o óleo de silicone protege tem que estar escrito na embalagem que ele protege do calor ou só de ele ser um óleo de silicone ele protege? Pq tenho vários óleos de silicone porém nem todo tem escrito que protege do calor.

    ResponderExcluir
  14. Que triste! Comprei um leave in oara meu cabelo, quando lavo e passo,deixo ele secar naturalmente e ja fica liso e com brilho Eu estava tao feliz mas quando olhei na composição tem silicone infelizmente, agora fiquei triste!(Tamires)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!