sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Inverno X Fome X Emagrecimento

Olá Meninas.

Talvez o título desta postagem tenha parecido um pouco confuso assim que lido a última das 3 palavras citadas. Mas logo iram entender.

alimentação no inverno

Nestes dias gelados que estão dando principalmente aqui no Sul do Brasil, nada melhor que ficar enroladinha nas cobertas tomando uma sopa, ou um chocolate quente, não é???

Muitas mulheres assim como eu, dizem que a fome aumenta no frio, mas porque será???
Vamos agora entender uma relação:

Fome = Gasto Calórico X Temperatura Ambiente
Apesar de pensarmos sempre de cara que o inverno engorda e dá uma preguiça enorme de fazermos qualquer coisa, não vemos o porque de tudo isto. E o motivo é que o gasto energético nessa época do ano é maior, porque o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal dentro dos padrões de normalidade, pois a temperatura ambiente esta numa média de 10C° para menos e seu corpo deve permanecer a 36,5C°, e para isto o nosso corpo gasta muita energia para manter esta temperatura corporal, motivo pelo qual ficamos preguiçosas.
Então o aumento da fome é o corpo pedindo mais energia, que é captada através dos alimentos calóricos. Quem aqui consegue negar um rodízio de fondue de queijo, acompanhado seguidamente pelo rodízio de chocolate, neste inverno rigoroso que está fazendo??? Acho que ninguém né!!!


apetite maior no inverno

Mas Angie até agora não vi o que o Emagrecimento tem a ver com comidas, frio e preguiça?!

Realmente ai que está a pegadinha... Vou explicar o:

Inverno X Emagrecimento
Como falei o gasto calórico no inverno é muito maior do que no verão, assim se você é daquelas pessoas que gosta de fazer exercício físico, aproveite que esta é a hora de emagrecer, pois no inverno o gasto calórico no exercício é em torno de 30% maior. Veja a comparação em uma tabela que fiz de comparação com algumas atividades físicas que selecionei:

esportes no inverno

Então sabendo controlar a fome, e fazendo alguma atividade física você irá ficar mais magrinha ainda no inverno. Algumas dicas para aguentar o frio sem gula:


  1. Troque o Chocolate Quente por Chá, além de gostoso, quentinho, faz bem para saúde!!!
  2. Quando estiver com muita fome, e frio, faça caldos quentes para tomar, prefira sopas de legumes, pode ser batida no liquidificador, pode misturar farelo de aveia na sopa para dar mais saciedade;
  3. Leite desnatado com canela e café: ótimas pedidas para esquentar no friozinho. O leite desnatado é uma fonte de proteína magra, enquanto a canela é considerada um alimento termogênico, ou seja, essa combinação além de ser uma delícia também ajuda a queimar calorias. O cafezinho preto não fica atrás, outro alimento termogênico, é liberado em todas as fases da dieta e ideal para qualquer hora do dia.
  4. Uma boa opção de doce saudável para o inverno é fazer uma banana assada com canela.
doce saudável

Receitinha Rápida e Fácil
Corte uma banana caturra ao meio, coloque em um prato que pode ir ao microondas com as partes do meio para cima. Salpique canela por todo o comprimento da banana. Coloque no microondas de 45 segundos a 1 minuto dependendo da potência do seu aparelho!!! Você terá um doce quentinho e saudável para comer!!!

Agora vamos deixar a preguiça de lado e vamos botar pra correr no inverno!!!

exercicio no inverno


Beijinhus

2 comentários:

  1. Como sempre ótimas postagens e a dica da banana assada eu adoro, sempre faço, também evito ao máximo tomar refri e comer doces!!
    Beijinhus saudosos!! Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ale!!! A bananinha assada é tudo de bom, e ainda é saudavel!!!

      Beijinhus lindona

      Excluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!