quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como Manter as Estrias Longe na Gravidez

Olá Meninas,

Hoje vou falar de uma coisa que incomoda muitas mulheres que serão mamãe, ou que estão pensando em ser mamãe... As Estrias na Gravidez!!!

Eu gravidinha da minha VIDA aos 8 meses!!!

Vamos começar sabendo:

O que são Estrias?
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez.

Tipos de Estrias:
Podem ser classificadas em 4 tipos:
  1. Vermelhas: chamadas estrias recentes. Normalmente, na sua fase inicial, apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas e gradativamente assumem uma coloração esbranquiçada. Também podem ser precedidas de prurido no local de aparecimento.
  2. Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.
  3. Atróficas: apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele.
  4. Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele.

Fatores que aumentam o aparecimento das Estrias:
  • O aumento excessivo de peso na gestação é um dos grandes fatores para o aparecimento de estrias na gravidez nas áreas citadas a cima, uma grávida saudável deve engordar de 9 a 12 kg, acima disto a pele sofre um estiramento grande podendo gerar estrias;
  • Outro fator importante é a hereditariedade, ou seja, se sua mãe, suas tias, avó tiveram estrias na gravidez, mesmo sem engordar muito, tem grandes chances de ter também!!!
Como prevenir ou diminuir o aparecimento das Estrias:
  • Cuide bem da pele: A pele tem que estar hidratada para que as fibras de colágeno e elastina aguentem a pressão que o crescimento da pele faz durante a gravidez, principalmente na região da barriga e seios. Produtos que contenham em sua fórmula ureia (máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais são recomendados antes da gravidez e durante a gravidez. Veja sobre o colágeno AQUI. Se você não tem o costume de passar hidratantes após o banho, o melhor é fazer esfoliações no corpo durante o banho, e após passar óleo, porém apenas óleos vegetais como óleo de amêndoas, óleo de rosa mosqueta e de semente de uva também são muito eficazes. 
  • Controle o peso: Cuidar da alimentação neste momento é indispensável, em primeiro lugar porque tudo que você ingere, a criança irá ingerir também, depois porque como expliquei o máximo considerado saudável é até 12 kg, pois 7 kg já são perdidos no parto (valor da criança + líquidos do parto), fazendo com que faltem apenas de 2 a 5 kg a perder o que é considerado fácil de voltar ao normal!!! Outra coisa muito importante é a ingestão de água, beba muita água, se você costuma beber refrigerantes, tente nesta época passar apenas para água ou sucos naturais! Vai fazer grande diferença no final das contas. Tanto o corpo quanto a criança irá agradecer depois!!!
Como eu evitei as estrias na gravidez???
Bom eu Graças a Deus tenho neste caso a genética muito boa, pois nem minha mãe e nenhuma das minhas avós tiveram estrias depois da gravidez. Veja uma foto da minha mãe nos seus 52 anos:
Uma marquinha na foto acima da saia, não é estria e sim uma cicatriz de um sinal que ela teve que tirar, e dá para perceber que não tem nada de estrias na barriga, também nunca fez nenhum tipo de cirurgia como lipo, ou qualquer outra!!! Eu que tenho 27 anos já fiz, e ela não...kkkkkkkk

Na minha cabeça eu tive a preocupação apenas com a barriga, então esfoliava e tacava óleo apenas nela. E acabou que não fiquei realmente com estrias neste local. Porém no lado interno das coxas e um pouco nos seios acabei ficando com estrias, poucas, mas fiquei. No seio acabei ficando pois eu antes de engravidar havia colocado silicone, e a pele já tinha cedido muito, e quando engravidei com o leite, a pele dele acabou cedendo mais do que podia, e deu no que deu, estrias. As coxas também foi parecido, minhas coxas sempre foram bem grossas, na puberdade elas cresceram muito e a pele também já havia cedido demais, e com o pesinho acima do que devia acabou por aparecer estrias no interior da coxa também!!! Eu engordei 16kg, ou seja 4 a mais do que o saudável, mas depois do parto acabei perdendo muito fácil... pois amamentava muito, e amamentar emagrece!!! Isso fica pra outra, né!?!

Veja minha barriga hoje, depois da gravidez!!!


Então, cuide bem da sua alimentação, da sua pele que terá tudo para que essas desgraçadas estrias não apareçam em você!!! Consulte seu médico para indicar o produto adequado para você!!!

Veja algumas linhas de cremes e produtos para o corpo específico para gravidas:

Linha Mater Skin


Linha de Cremes para barriga e Seios Mustela

Linha Mami Bella do O Boticário


Beijinhus

2 comentários:

  1. Ual, sua mãe é linda e você também.
    Muitas mulheres hoje em dia que eu conheço, dizem que não querem engravidar pois pode estragar o corpo. Acho uó, porque não tem coisa mais linda que gravidez rs Mais cada um cada um.

    Seu cabelo estava de que cor quando você fez as fotos grávida? Ameii a cor!!

    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora
      Também acho isso, e sinceramente acho que fiquei muito mais bonita que antes, e realmente mulher grávida é lindo de mais!!!
      A cor que estava usando era 777 da Koleston, nome fantasia de Marrom Harmonia!!! Era linda a cor mesmo, deixava super brilhoso os cabelos!!!

      Beijinhus

      Excluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!