segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nutrição + Umectação

Olá Meninas

Para dar sequência a últiam postagem hoje vou falar de uma das Etapas do Cronograma Capilar a Nutrição + Umectação.
Esta etapa é a mais indicada para quem tem cabelos com Frizz e cabelos duros porém sem elasticidade.

Como identificar seu creme de nutrição:
Você deve observar na composição dele os componentes, veja sempre os primeiros itens da metade para o início, eles dever ter componentes como óleos, manteigas, ceras ou geleias.

Ex: Óleo de Argan, Óleo de Coco, Óleo de Oliva, Óleo de Tutano, Óleo de Abacate, Manteiga de Karite, Manteiga de Cacau, Manteiga de Cupuaçu, Manteiga de Murumuru, Geleia Real. Pense que neste caso as gordurinhas são bem vindas.

Para que serve a Nutrição:  Os lipídeos estão naturalmente presentes nos nossos cabelos e possuem importante papel nas suas propriedades, são 3% da composição do fio de cabelo. Esta quantidade parece pouca, porém é ela que garante a flexibilidade e brilho dos cabelos. O óleo capilar é produzido pelas glândulas sebáceas localizados ao lado da raiz do fio.

Cabelos crespos e afro, por ter a estrutura do fio em espiral, a oleosidade que é produzida na raiz do fio, não chega até as pontas, quando sorte chega até o meio. 


Cabelos com processos químicos como descoloração, tintura, alisamentos, entre outros, também acabam perdendo sua oleosidade natural. 

Achei AQUI uma matéria ótima sobre estrutura do cabelo.

O que é Umectação?

A umectação nada mais é que o antigo Banho de Óleo nos cabelos, lembre-se que você só pode usar óleos vegetais como de coco, azeite de oliva extra virgem, óleo de amêndoas. Óleos minerais que se compram em farmácias que normalmente são coloridos e tem cheirinhos bons, podem dar um efeito ao contrário no seu cabelo e acabar detonando seus fios. 


Como eu Utilizo?

Meus cabelos não são crespos, são ondulados tipo 2A que falei AQUI, quando eram virgens eles eram oleosos, mas depois de tantas químicas que eu fiz, mostrei todas elas AQUI, o cabelo ficou seco e sem elasticidade. Para isso comecei a fazer o Cronograma Capilar.

Então eu utilizo na Etapa Nutrição apenas o creme Elseve Reparação Total 5 - Tratamento Intensivo, que resenhei AQUI:

Na etapa Nutrição + Umectação faço de dois modos:

1° Modo:
2 colheres rasas de creme
1 colher rasa de óleo de coco 

2° Modo
2 colheres rasas de creme
1 colher rasa de azeite de oliva

Ps: Eu ponho colheres rasas pois tenho pouquinho cabelo, e são de comprimento médio para curto (chanel), mas saiba que a proporção é sempre 2 de creme para 1 de óleo vegetal.

Lave o cabelo com seu shampoo de costume, depois passe a mistura de creme com óleo nos cabelos, principalmente nas pontas enluvando mechas por mechas, deixe agir na touca de 15 a 30 minutos. Depois do tempo retire bem o produto do cabelo e não é necessário aplicar condicionador, pois este creme possuem mais de um componente de pólo positivo (cátion) que neutraliza o pólo negativo criado pela lavagem dos cabelos.

O cabelo tende a ficar pesado depois da nutrição, você terá que prestar atenção na dosagem certa e no tempo certo para seu cabelo não ficar com aspecto de ensebado total. Mas no dia da Nutrição eles ficam sim mais pesados, mas é um tratamento para melhoria dos fios aos poucos, se seu cabelo está enrijecidos e sem elasticidade, não será na primeira nutrição que ele voltará a ficar saudável, você tem que seguir fazendo o Cronograma até que veja a melhora, produtos como estes comerciais que se vende em farmácias e mercados, tendem a ter a resposta um pouco mais demorada, mas isto não quer dizer que não funcione, ou não seja bom! 

Espero que tenha explicado direitinho, qualquer dúvida é só perguntar.

Beijinhus

29 comentários:

  1. Oieeee, demorei pra passar aqui rs.
    Cabelos cacheados são dureza, porém lindos.
    Eu uso na etapa de nutrição, o óleo reparação da Garnier, ele é ótimo. Aliás tem um post sobre u creme nutritivo lá no blog.
    Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é linda você sumiu...
      Eu acho lindo também... sempre quis ter cabelos bem cacheados.
      Nunca vi este óleo da Garnier, acho que porque os óleos eu nunca vejo em farmácias, pois a maioria dos óleos de farmácias são sintéticos e não vegetais!!! Compro normalmente eu casas de produtos naturais!!!

      Bjinhus

      Excluir
  2. Angie,
    Adoro com óleo de argan, aliás...não sei mais viver sem ele, isso é um fato! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fefa, tá ai um óleo que nunca usei e to morreno de vontade de usar!!!! Agora deu mais vontade ainda!!! Vou provar e depois te falo o que eu achei!!!

      Bjinhus

      Excluir
    2. kkk tá bom!!! me conta tudo. =D

      Excluir
  3. Angie, eu amo nutrição e umectação! Só que a umectação eu gosto de fazer com óleo puro ou com manteigas vegetais. Eu passo no cabelo seco, algumas horas antes do banho e depois lavo normalmente. Fica mara!! Eu compro na sabão e glicerina, e gosto muito das manteigas de karité e de cupuaçu. Os óleos eu uso o de coco, de abacate e de buriti. Mas o de coco é meu preferido! Uso ele até como finalizante...é pau pra toda obra!! heheh bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika,

      Pois é eu sempre fiquei com um pouco de medo de passar puro nos cabelos e ficarem ensebados depois, mas assim antes do shampoo é uma boa ideia.

      O óleo de coco também adoro e uso também como finalizador!!!

      Bjinhus

      Excluir
    2. Já te contei né Érika, mas óleo de coco não deu no meu cabelo...ficou um mafuá, ninho de passarinho mesmo, ô tristeza =(

      quero experimentar o de linhaça ou de avelã, mas tenho medo. kkkkk

      Excluir
  4. Oi Angie! assim como a Fefa eu amo óleo de Argan e não vivo sem! hahah. Eu nunca fiz umectação, ma suso muito óleo de Argan como pré shampoo e adoro. A nutrição é a minha fase favorita! Beijos
    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolzitaaaaaa eu bem li vc falando de mim - vc é uma linda! e argan é vidaaaaa! =D

      Excluir
    2. Pois é Carol nunca usei como pré shampoo, vou usar, e vou procurar óleo de argan, pois no lugar onde ia, nunca tinha puro, ou muito caro... mas com tantos elogios tou louquinha para esperimentar!!!

      E Fefa, comprei uns produtos que me lembrei de você!!! Qualquer dia destes eu posto e digo!!!

      Bjinhus

      Excluir
    3. Jura? *aí, que eu toh curiosaaaaaaaa*, qual será??? =D

      Excluir
    4. Só para tu entender, na descrição da Linha diz assim: Desenha ONDAS e cachos luminosos!!!

      Na hora que vi pensei no que havia falado, que há poucos produtos para ondas!!! E um dia depois achei este, então não pensei duas vezes para comprar e experimentar, mas como só usei ele apenas duas vezes, vou esperar mais para resenha-lo!!!

      Bjinhus

      Excluir
    5. "desenhando ondas"? opaaaaa é comigo mesmo!!! yes!!! =D

      Excluir
  5. Oi Angie, agora vou fazer com óleo de coco da vatika que tenho aqui, acredita que ainda não usei ele com mascara, acho que vai ser uma boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lu, e eu nunca usei puro!!! Vou tentar também, óleo de coco é ótimo na másacara, ainda mais que minhas mechas são platinadas, dai é bom que não amarela!!!

      Bjinhus

      Excluir
  6. Gostei das suas dicas, precisando muito viu.
    Eu fiz uma escova japonesa e claro sempre precisa de hidratação.
    adorei

    Beijos da Bia
    www.biancasales.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida,
      Que bom que gostou!!!

      Químicas alisantes, descolorações e tinturas sempre precisam muitos cuidados depois!!!

      Beijinhus

      Excluir
  7. A matéria sobre estrutura capilar é espetacular... PARABÉNS pela pesquisa...
    ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, pois é, sempre eu tento pesquisar bastante para que fique uma boa postagem!!!

      Que bom que gostou!!! Obrigada!!!

      Bjinhus

      Excluir
  8. ola angie tudo bem ? estou em duvidas meu cabelos é crespos e seco quero fazer o cronograma e low poo porem estou em duvida na lavagem
    Eu posso lavar os cabelos com yamasterol e fazer a hidrataçao ou tenho que falar com champoo sem sulfato sempre que for fazer o cronograma sendo que vou seguir o seu cronograma capilar porque se tiver que lavar com shampoo vou ter que lavar meus cabelos com shampoo dia sim dia não no seu cronograma.
    meu medo é usando so o yamasterol na lavagem nao limpa os fios e na hidrataçao nao fazer efeito
    me ajuda flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana

      Desculpe por não ter respondido antes, pois além de ser carnaval minha internet pifou... kkkkk

      Se você quiser seguir o Low Poo você deverá usar o Shampoo sem sulfato para lavar os cabelos, mas eu indico este modo para quem tem cabelos oleosos ou raiz oleosa. Como você disse que tem cabelos secos e crespos eu indico a fazer a limpeza com o Yamasterol mesmo, pois ele limpa bem cabelos ressecados. Só é muito importante você só usar cremes sem silicones, pois o Yamasterol não tem o poder de retirar os silicones do fio! No momento como hidratação eu estou usando o Lumino Contrast, mas é um creme mais carinho. Também já usei o Eco therapy que é um bom hidratante sem silicone, outro jeito é usar o Yamasterol com Bepantol Derma!

      O Yamasterol limpa sim para preparar o fio para fazer hidratação pois os cabelos secos e crespos já tem os fios com cuticulas abertas ao natural então a hidratação irá penetrar no seu fio sim!!!

      Qualquer coisa querida só me perguntar!!!

      Beijinhus

      Excluir
  9. ola eu ia fazer a escova de silicone....mas tenho ouvido tanta coisa a respeitoq acheo q nao quero mais...e a escova da loreal vc sabe me dizer se é boa? nao quero perder meus cachos ...somente domar os frizz......e se caso fizer algum desses procedimentos posso fazer umectaçao normalmente?
    ah eu adoro elseve total 5 da super bem no meu cabelo...
    bjim e desde ja obrigada..
    fernanda

    ResponderExcluir
  10. Eu vou fazer junto com o Cronograma, a umectação!
    Preciso comprar o óleo vegetal, mas minha mãe disse que se acha fácil no supermercado!
    Eu faço de vez enquando com um óleo da Niely Gold, fica lindo e Brilhoso p/ caramba, mas com certeza não eh o mesmo efeito que obteria se fizesse certo, com um óleo mineral!
    Beijinhos,
    Obrigada pelas dicas!!
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oleo vegetal vc quiz dizer ,

    ResponderExcluir
  12. Fiz clareamento ontem e meu cabelo ficou todo espigaçado husha Procurando no google achei seu blog!
    Estou adorando as dicas!!Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Obrigada ; )
    Seja bem vinda sempre posto coisas novas!!!
    Veja a postagem O que Fiz + Dicas para cabelos Porosos... acho que vai gostar!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  14. Olá! Onde compra os óleos vegetais? Como posso ter certeza que é vegetal?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!