quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cabelos Porosos, Causas e Como Identifica-lo

Olá Meninas,

Hoje vou falar um pouquinho de um probleminha que está me deixando quase louca, cutícula dos cabelos abertas!!!


O que são cabelos porosos? A estrutura do fio de cabelo é formada por 3 partes, sendo elas a medula  o córtex e a cutícula. A cutícula é a parte mais externa do fio, que é ela que controla a porosidade do cabelo. Se suas cutículas de cabelo estiverem abertas, a porosidade será maior. E é ai que está o meu e talvez o seu problema também!!!


Quais as causas dos cabelos ficarem porosos demais? 
Com certeza um dos processos mais severos para um cabelo é a descoloração, eu tentei ficar platinada, consegui, mas meus fios pediram socorro. A descoloração precisa abrir as cutículas dos cabelos para retirar o pigmento que está no córtex, por isso causa muitos danos, pois modifica a estrutura capilar. 


Ai está eu de cabelos totalmente descoloridos, mostrei AQUI como cheguei neste platinado e quais as consequências. Pode ver nesta foto que os cabelos estão mega palha, super porosos e sem nenhum brilho. Mechas, luzes são a mesma coisa se não cuidadas, pois também descolorem os cabelos. Tinturas ultra clareadoras também danificam muito o fio, falei também AQUI da tinta ultra clareadora que usei. Processos como alisamentos, escovas definitivas, permanentes, ou qualquer química que mude a estrutura do fio, e que tenham o PH elevado deixam as cutículas abertas. Processos do dia a dia também podem aumentar a porosidade dos cabelos, como a chapinha, secadores, lavagem com shampoos com sulfatos muito fortes, que já comentei AQUI, vento e sol!

Como saber se seu fio esta com porosidade elevada?
Existem dois testezinhos fáceis de fazer para ver se seu cabelos está realmente com as cutículas abertas. O teste que eu fiz e acho o mais prático é:

Teste 1: pegue um fio de seu cabelo, pegue o que fique na parte de trás da cabeça bem em cima, que normalmente são os fios mais danificados, não precisa arranca-lo. Depois de separado pegue o dedo indicador e o dedão (na forma de pinça) e coloque o fio entre eles, e deslize os dedos bem de leve. Vá deslizando por todo o comprimento do fio, e vá sentindo ele. Se você sentir parecendo grãozinhos de areia pelo comprimento do fio, você pertence ao grupo das porosas!!!


Teste 2: neste teste você terá que arrancar alguns fiozinhos da cabeça, do mesmo lugar indicado no teste 1. Pegue uma vasilha cheia d'água e coloque o fio sobre a água, sem afunda-lo. Espere aproximadamente 3 min. se ele afundar significa que o cabelo está poroso. 

O que acontece quando o cabelo está poroso?
Esta também pode ser uma forma de perceber se seu cabelo está com porosidade alta. No dia a dia se você observar tais coisas como:

1- Você lava seus cabelos, e ele demora horas intermináveis para secar;
2- Você faz uma hidratação no cabelo, enquanto ele esta molhado parece hidratado, mas já ao secar a hidratação parece que foi embora dos fios;
3- Seu cabelo tem tendência a ficar com os fios arrepiados e com muito frizz;
4- Se você pinta ou tonaliza os cabelos e parece que a cor não dura o desejado;
5- Seu cabelo está opaco, sem brilho, e sem vida;

Se você nota seguidamente algum destes itens citados a cima seu cabelo é poroso, e estes itens também é o que causa ter cabelos com cutículas abertas!!!


Porque acontece estes itens citados a cima nos cabelos?

1- Como as cutículas estão muito abertas, o fio retem muita água, dificultando a secagem do cabelo.
2- Da mesma maneira que o fio retem muita água, ele também não consegue mante-la no córtex do fio, fazendo com que assim que seque, a hidratação vai embora junto na evaporação da lavagem;
3- O cabelo poroso perdeu muita proteína, e ceramidas da estrutura capilar, fazendo com que o fio fique tão leve que fica sempre arrepiado, sem peso;
4- A tintura não dura, da mesma maneira que a hidratação não dura, pois as cutículas abertas não conseguem manter a cor depositada no fio;
5- O brilho nos cabelos nada mais é que a luz refletida nos fios, então como irá refletir luz em um fio todo "craquelado" como na figura acima, a luz só consegue refletir se as cutículas estiverem sobrepostas umas nas outras!!!


E como fazer para ter estes cabelinhos lindos e saudáveis?


AQUI Tudo o Que Fiz + Dicas para Cabelos Porosos!!! Confira que as dicas são ótimas!!!

Beijinhus

28 comentários:

  1. Eu me salvei da porosidade, com hidratações e cauterizações. Depois da última cauterização, meus cabelos voltaram a brilhar, fiquei tão feliz!
    Mas não vai durar muito, só estou cuidando pra descolorir pela última vez.

    Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu salvei os cabelos também, mas não cheguei a fazer cauterizações!!! Mas como disse vou falar disto numa próxima postagem!!!

      Sei bem como é estar neste processo para descolorir!!!

      Beijinhus

      Excluir
  2. Angie querida fiz o teste 1 e a maioria não esta, mas percebi que nas pontas estão mais ásperos, tinha que ser nas pontas né? kkkkkkk

    To acabada no ressecamento, agora só o que me livra é umectação.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy, realmente as pontinhas ainda mais para cabelos compridos são sempre mais prejudicadas!
      Umectação é tudo!!! Segunda feira a postagem vai ser tudinho que fiz pra recuperar meus cabelinhos do caos de porosidade como estava.

      Beijinhus

      Excluir
  3. Oi Angie, eu sinto mais ásperos na parte da frente (franja). Descoloração e tintura... isso que dá..rsrs..mas aos poucos vou melhorando ele com muita umectação e yamasterol (santo creme!)..heheheh
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika!!!

      Pois é, teu cabelinho deve ficar assim até porque é curtinho né?! E o Yamasterol é tudo!!! Fiquei quase 1 mês sem ele e quase pirei. Agora voltei a passar e o cabelinho notou na hora a melhora!!!

      Beijinhus

      Excluir
    2. Olá, é a primeira vez q vejo seu blog..simplesmente amei as dicas,vc tem toda razão ,ja passei por todo esse processo quimico de descoloração..meeeeu Deus..meu cabelo ficou daquele jeito,horrivel ressecado ,poroso ,sem brilho, não teve jeito tive q cortar,hoje estou com os cabelos compridos e mesmo assim por ser loira vivo em processo quimico(tintura).recuperei as madeixas com muita hidratação,cauterização,nano e argiloterapia capilar, mesmo assim ainda não esta 100% digamos q 65% mais menos isso kkkkkk..Gostaria de ressaltar aqui q uso a linha completa da Eico e Vitabelle são ótimos pro meu cabelo ,mas fiquei surpresa quando li a respeito do creme Yamasterol,pq é um creminho barato e parece q bem eficaz , vou experimentar e depois darei noticias mais uma vez obrigada e continue nos dando muitas dicas...rs bjo

      Excluir
    3. Oi Eli!!!

      Que bom que gostou das dicas, obrigada pelo seu carinho!!!

      Realmente a gente que faz processos químicos estamos sempre na busca do cabelo saudável, mas parece uma busca inatingível, pois estamos sempre fazendo a química de novo!!! O meu também melhorou muito, segunda feira terá a postagem com tudo que fiz para conseguir recuperar os cabelos!

      O Yamasterol realmente é um creminho baratinho e muito eficaz, eu e a Erika usamos ele como co wash, lavamos o cabelo com ele!!! Fica ótimo!!! Teste que tenho certeza que vai gostar, e também se não lhe der bem com ele o investimento não é grande!!! Custa em torno de 3 reais!!!

      Nunca usei estas linhas que falou, mas vou pesquisar, quando tiver uma oportunidade eu experimento!!!

      Mais uma vez obrigada pelo carinho, e fique a vontade aqui no BS!!!

      Beijinhus

      Excluir
  4. Não sabia desses testes não, vou fazer o segundo pra ver hahahaha adorei o post! :)
    Beijos!BlogDDC♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim querida, e depois me fale aqui o resultado. Se o seu for poroso, segunda feira terá uma super postagem com dicas para cuidar dos cabelinhos!!!

      Que bom que gostou!!!

      Beijinhus

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Tata!!!

      O Yamasterol pode ser usado de muitas formas, depende de que jeito você quer usá-lo. O modo que eu mais gosto de usá-lo é como co wash, para lavar o meu cabelo sem usar shampoo. Você pode usar de condicionador ou também como leave in!!! Ele é um creme multifuncional!!!

      Como são seus cabelos? Do que você está precisando???

      Beijinhus

      Excluir
  6. oi Angie,faz pouquissimo tempo que encontrei seu blog,pois estava fussando na net à procura de informações que ajudassem meus cabelos e aí...encontrei vc e fiquei super feliz pelas suas várias dicas e informações,mas ainda não tinha encontrado um tempinho livre para te fazer algumas perguntinas(vc sabe o quanto nos toma o tempo cuidar de uma criança pequena)mas,agora sim.Bom,eu gostaria que ,se possível,vc me ajudasse com meus cabelos.Sempre tive cabelos lisos,escorridos e longos,muito parecidos com os da sua foto quando era criança;sempre recebia elogios sobre minhas madeixas.Porém,notei que quando fui cortá-los ( o cabeleireiro cortou os mesmos com navalha)ao secar naturalmente percebí meus cabelos muito volumosos,os fios pareciam que estavam com medo um do outro.Passaram alguns meses e ele não voltou a ser o mesmo.Só quando eu engravidei do meu primeiro filho é que ele voltou ao aspecto de antes e eu voltei a ter uma imensa alegria ao vê-lo saudável novamente,porém,quando meu filho parou de mamar,por opção do mesmo,meus cabelos começaram a piorar,só que agora ficou bem feio:eles ficaram super leves,pouco,os fios com medo um do outro,estão um pouco cacheados, e agora eu não consigo usá-nos soltos pois parecem que vão voar de tão separados que ficam os fios e quando reuno meus cabelos nas mãos,eu os sinto tão pouco e leves,é como se estivessem apenas a casca do cabelo,mas o conteúdo do mesmo desaparecera.Fiz o primeiro teste para saber se meu cabelo estava poroso:peguei um fio da parte posterior e superior da cabeça,sem arracá-lo, e deslisei meus dedos sobre ele;pude sentir sim areinhas e até visivelmente deformações no mesmo e é nessas deformações que o fio fica meio enrrolado,quando eu não estou esticando o fio com dedos e os solto em umas das extremidades.Porém,fiz o segundo teste e meu fio de cabelo não afundou.O que vc me aconcelha a fazer para ter meus lindos cabelinhos de volta.Sim,esquecí de lhe enformar que meus cabelos são totalmente virgens.Me responda ,por favor,estarei aguardando com ansiedade.Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia, sei sim muito bem como é não ter tempo, por muitas vezes até me pego pensando em desistir do blog, por não conseguir me dedicar mais para cá.
      Que bom que seu comentário foi bem informativo, assim consigo ter uma ideia de como é seus cabelos, e acho que realmente é parecido com o meu antes, bem fino e leve. O que eu indico para você, é começar a fazer o cronograma capilar, e investir num creme para reconstrução capilar como o que eu uso, Kerastase Age Recharge, sei que ele é carinho, porém ele vai durar horrores e vale muito a pena. Hoje em dia meus cabelos encorparam, e pegaram peso graças a essa reconstruções, e outra coisa é a nutrição também, que tem que ser boa para dar peso ao cabelo. De uma olhadinha na minha postagem do cronograma capilar e veja o que acha!!!
      Qualquer coisa para se falarmos melhor, me mande um e-mail, pois as vezes não vejo os comentários aqui!!!!
      Sei que é difícil arranjar tempo, mas tente pegar um tempinho para dar uma lidinha, pois tudo que eu sei, e já fiz está escrito aqui!!!
      Mas olhe do cronograma capilar isto é muito importante e faz muita diferença!!!

      Mande uma mensagem falando se você consegue fazer o cronograma e me passe também os cremes que você tem em casa, para vermos se dá para aproveitar arlgum no cronograma, sei que nós mães também temos que economizar e aproveitar!!!

      ;)

      Beijinhus

      Excluir
  7. Oi Angie,fiquei super feliz por vc ter me respondido tão rápido e da maneira bem receptível que tratou das minhas perguntas e se preocupou com o meu caso.Olha eu estou "fazendo" meu cronograma capilar,desde dezembro do ano passado,porém,não tenho investido na etapa de reconstrução,pois acho que o creme que uso para essa etapa é muito fraquinho.Acho que é por isso que meus cabelos continuam com o aspecto ruim.Eles não estão quebrados nem muito seco,porém muito leve e cheio de frizz(desculpe se colocar algumas palavras que não estão corretas no meio capilar,é porque eu ainda estou entrando em contado com ele,eu não sabia de muita coisa sobre cabelos,mas,agora já tenho uma pequena noção e pra ficar atenada sobre os assuntos capilares salvei seu blog entre os meus favoritos,para quanto tiver um tempinho livre ler nele as novidades e para isso vc precisa ficar com seu blog na ativa,não dessista não ,pois muitas pessoas,como eu, precisam de suas informações).Bom,aqui estão os meus cremes usados no meu cronograma:

    ETAPA DE HIDRATAÇÃO:creme de tratamento da Seda(Energia Vita-Force;pote de 1g com ômega9,mineral compex,fiber-actives e extrato de abacate) + âmpola da Skafe (vitaminas A+E+B5) e por último, quando já retiro o creme dos cabelos após 20 min. ao enxaguar ,eu passo o Bentanol neles(os cabelos já estão um pouco seco) e deixo secar naturalmente,sem enxague.
    ETAPA DE NUTRIÇÂO:eu intercalo essas etapas durante a semana com os cremes:da Elseve(Loreal Paris)nutrição 10x com geléia real ; e o da Pantene Pro-V (Fusão da Natureza)reparação nutritiva,com extrato da semente de Cássia,Gengibre,Calêndula e Aloe Vera; e turbino esses cremes acrescentando óleos vegetais como: ázeite de oliva(1 colher),óleo de rícinio(algumas gotinhas) e óleo de argãn(algumas gotinhas).
    Etapa da reconstrução:creme de tratamento Dove (Reconstrução Completa)com micro-aqua serum + vital-keratin.
    Eu vinha fazendo meu cronograma com esses cremes à cima citados,porém na semana passada comprei uma queratina líquida da Bio-Extrato para colocar junto ao creme da Dove para essa etapa,que fiz uma vez só até agora ,porém não ví nenhuma diferença.
    Sim ,lavo meus cabelos (dia sim,dia não) com o xampu da Pantene (da mesma linha do creme à cima citado na etapa de nutrição e uso como condicionador,ou melhor,estou começando a usar o da TRESemmé hidratação profunda(sela as cutículas desde a primeira aplicação).
    Bom esses são meus cremes,mas,vou comprar ,em breve,o Kerastase Age Recharge para a etapa da reconstruçao.
    Sim,fiquei bastante interessada em aderir a esse no/loopoo e queria saber de algum xampu e condicionador que eu pudesse usar e melhorar o estado dos meus cabelos.
    Muito obrigada pelas informações e estarei esperando sua resposta.Um grande abraço para vc e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia, que isso, faço questão de responder com todo carinho principalmente para pessoas como você que valorizam o que eu faço!!!

      Linda, as tuas etapas de Hidratação e Nutrição estão excelentes!!! Mas realmente a de Reconstrução não está sendo adequada, cremes como Dove contem uma pequena quantidade dos componentes que realmente reestruturam o cabelo, elas são hidratantes ou no máximo nutritivas!

      Além da Age Recharge, tem também outra que já usei que é excelente, e um pouco mais baratinha a K-PAK Reconstruct, já usei e é maravilhosa e deve ser um 50 reais mais baratos que a Age Recharge!!!

      Não adianta Etapa de reconstrução é a única que não dá para economizar!!!! kkkkkkk

      A linha de Shampoos da Éh Cosméticos tem váris sem sulfatos, e também tem um preço bem acessível. Você pode usar o Éh Hidratante para Cabelos Ressecados. Veja no site deles: http://www.ehcosmeticos.com.br/#/produtos-capilar, se não me engano paguei 18 reais!!!

      Apareça para mandar notícias

      Beijinhus

      Excluir
  8. Oi Angie,desculpe pela demora de te responder e agradecer.Eu já havia lido seu comentário à cima é que quando eu fui te responder meu filhinho acordou e correu pro meu colo pra mexer no pc,aí tive que desligá-lo e só agora estou tendo um tempinho pra lhe responder e agradecer muitíssimo pelas dicas e falar que logo,logo vou comprar o Age Recharge.Um grande beijo pra vc e que Deus abençõe a ti e sua família.Em breve estarei dando boas notícias dos meus cabelos.Obrigada,mais uma vez,pela GRANDE ajuda que vc me deu com meus cabelos,estava meio desesperada sem saber o que fazer com eles,já que eu estava fazendo o "cronograma capilar" há 6 meses e ele continuava do mesmo jeito.BJUS.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muitas clientes que chegam com esse tipo de problema, mas a grande maioria é que acontece perda de massa, então não basta fechar escamas tem que repor massa capilar.
    Eu uso o Bioliss Power, uma cauterização instantânea, é super barato e resolve na primeira aplicação.
    Espero que tenha ajudado, excelente blog!

    ResponderExcluir
  10. Oi adorei a explicação, gostaria de uma ajudinha pois ninguém nem mesmo cabeleireiras conseguem me ajudar :/ .
    Bom vamos lá. Meu cabelo sempre foi mt liso nem prendia nada nele que já escorregava era lindo, há 7 anos atrás eu pintei ele de castanho escuro ficou lindo mas no mesmo mês e fiz luzes em casa ficou horrível, uma palha. Eu não tinha noção do mal que eu fiz pro meu cabelo aí eu pintei no outro dia de chocolate e passei a tesoura :'( Foi aí que vi que meu cabelo ficou super cheio e apareceu um único cacho do lado direitoe então eu não fiz exatamente nada, mesmo pq não tinha quem me ajudasse :( só esperei crescer... Então hj ele está bem grande e totalmente sem química mas está mt estragado há alguns meses atrás ele não estava tão ruim mas ultimamente ele está super poroso e mt quebrado na parte de trás, parece que eu briguei e a pessoa agarrou no meu cabelo e arrancou tufos de cabelo :/ Noto que está assim justamente nas partes que foi descolorido já que na parte de trás onde não descolori ele tá mt liso brilhoso e 0 de porosidade. Queria saber se mesmo depois de anos sem nada e mesmo o cabelo descolorido já ter saído ele ficou assim por causa da minha burrice :( Será que tem jeito? Ou vou ter que aceitar meu cabelo á lá Maria Betânia pra sempre? Espero mesmo que possa me ajudar e desculpa o livro que escrevi :D Bj Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!!!
      Seu cabelo criou este cacho, pois você fez tanta química seguida que mudou a estrutura do cabelinho, isto acontece muito, de cabelos crespos ficarem lisos, e de lisos ficarem crespos!!!
      Normalmente os cabelos demoram, mas acabam voltando. Você já viu o minha outra postagem sobre dicas para cabelos porosos que linquei no final desta postagem. Você pode fazer um intensivo apenas na parte mais danificada!!! Ou pelo menos momentaneamente usar produtos específicos apenas para a parte mais danificada, já que é onde está precisando de mais cuidados. Eu super indico a fazer umectações com óleos vegetais. Quando meu cabelos estava extremamente poroso, dormia as vezes com azeite de oliva emplastado no cabelo, mas notei uma melhora muito grande em pouco tempo.
      De uma olhadinha lá, e depois me fale o que achou!

      Beijinhus

      Excluir
  11. Angie,
    Adorei seu blog, tudo que eu precisava. Preciso de "uma luz" porque eu descobri o cronograma capilar recentemente e comecei a fazer semana passada, porém quando faço a etapa hidratação o cabelo não fica tão bom como quando eu faço nutrição. Tenho progressiva e minhas pontas estão daquele jeito né, totalmente espigadas e porosas. Devo continuar o meu cronograma com 2 hidratações semanais e 1 nutrição mesmo assim? Vou listar os produtinhos que to usando pra vc me dizer se preciso de mais algum para potencializar o tratamento:
    Hidratação:
    -máscara hidratação intensiva acquaflora
    -máscara hidratação profunda tresseme
    Nutrição:
    -luxury mask alfaparf
    -novex azeite de oliva
    Reconstrução (ainda não usei pq to hidratando e nutrindo)
    -k.pro deep reconstrutor

    bjus,

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas dicas ! vou fazer ótimo uso delas ... muito obrigada !

    Mas gostaria de saber se vc tem algumas receitinhas para das peso nos cabelos ... pois os meu são muito finos e consequentemente volumosos,....
    dese já agradeço ... bjusssssss


    ResponderExcluir
  13. Oi Pricilla!!!
    O que dá peso aos cabelos são os óleos!!! Você pode passa-los puro nos cabelos ou misturado ao creme!!! Use sempre óleos vegetais como azeite de oliva, óleo de uva, óleo de linhaça.... entre outros!!!!
    Isso diminuirá bastante o volume dos cabelos!!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  14. amei as dicas , minhas clientes entraaram nesse blog e hoje gracas a essa dica sou hair stylist muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Fiz uma selagem e deixei a cisteina agir por cerca de 1 hora, meu cabelo havia uns 4 anos q estava simplesmente BELO! essa selagem acabou meu cabelo😫😫está c as cutículas abertas, e com depressões no fio... Acho q n tem geito pq está fino demais num lugar e grosso no outro e sempre quebra onde está c a depressão mais fina, VOU CORTA NO OMBRO! ele é enorme , na cintura ...

    ResponderExcluir
  16. Fiz uma selagem e deixei a cisteina agir por cerca de 1 hora, meu cabelo havia uns 4 anos q estava simplesmente BELO! essa selagem acabou meu cabelo😫😫está c as cutículas abertas, e com depressões no fio... Acho q n tem geito pq está fino demais num lugar e grosso no outro e sempre quebra onde está c a depressão mais fina, VOU CORTA NO OMBRO! ele é enorme , na cintura ...

    ResponderExcluir
  17. Oi , eu fiz duas descoloração no mesmo dia, e meu cabelo nao ficou elastico, porem ficou assim, aspero, e fiz o teste e acho que meu cabelo esta poroso, o que eu fasso? ja pintei duas vezes meu cabelo pra voltar a cor normal porem desbota com menos de duas semanas eu acho, por favor me ajuda, o que devo usar como shampoo, condicionador, cremes de massagens? Se voce poder me ajudar com algumas dicas ou produtos que eu possa comprar ? obrigada

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!