sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vilão ou Mocinho??? Saiba os Benefícios e Malefícios do Sol.

Olá Meninas,

Hoje vou falar sobre quais os benefícios da exposição solar, e quais as consequências de tomar sol sem responsabilidade.
Malefícios do Sol

Algum tempo atras falei sobre os Raios UV e Queimaduras Solares AQUI. Vamos começar hoje então pelos malefícios que a maioria aqui já sabem muitos deles:

Malefícios Solares:

Câncer de Pele: O câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros chegando a atingir 25% da população. São 2 as principais, as de mais casos e as mais fortes.

Carcinoma Basocelular: É o mais comum deles que atinge 65% dos casos, mas é o mais fraco. Mas pode causar vários problemas estéticos e funcionais. Aparece depois de um tempo principalmente em jovens que passaram muito tempo no sol. Nem vou botar a figura aqui porque é feio de mais!!! Como identificar o Carcinoma: Parece uma berruguinha que vai aumentando e se transformando em ferida.

Melanoma: O câncer mais grave, só atinge 5% porém causa muitas mortes por ele ser sempre maligno.
Como identificar o Melanoma: Ele sempre tem forma irregular, a lesão possui coloração variada, tem um diâmetro maior de 6mm.

Malefícios do Sol

Envelhecimento Precoce: Além do Câncer de Pele, a não proteção da pele causa o envelhecimento precoce, fazendo aparecer manchas, muda a textura da pele, aumenta as rugas pois causa ressecamento da mesma. Lembre-se pele queimadinha do sol não é sinônimo de saúde!

Malefícios do Sol

Proteja também sempre seus olhos:

O Sol também causa muitas doenças nos olhos, por ser uma parte muito sensível é que precisa de umidade, algumas delas são:

Disfunção Lacrimal: inflamação permanente da superfície ocular ou olho seco;
Catarata;
Doenças do Fundo do Olho, como lesôes da retina gerando cegueira,  
Degeneração Macular: Devido a muitos anos se expondo a luz solar sem óculos escuros;
Ceratite: Inflamação das córneas que causa muito desconforto;
Fotofobia: Irritação dos olhos com a luz;
Pterígio: Pele avermelhada que cresce no conjuntivo

Então se você ira tomar sol se proteja!!! Sol saudável é antes das 10h e depois das 16hs  e mesmo nestes horários precisa de protetor. Como eu sei que aqui a maioria das pessoas vão exatamente no horário que não pode eu digo: Passe muito protetor Solar, e use um óculos de qualidade, pois muitos não tem o fator de proteção UV na lente!!!

E depois de tudo isso ainda tem alguma coisa de bom para falar da exposição ao sol?! Tem sim!!! Vamos lá!!

Benefícios Solares:

O sol tomado na medida certa tem muitos benefícios sim, e benefícios terapêuticos também. Vamos ver como fazer o sol ser seu melhor amigo:

Benefícios do Sol

Vitamina D: a absorção da vitamina D só é feita quando a pessoa é exposta ao sol, não adianta ingerir suplementos ou alimentos que tenham vitamina D se você não ficar pelo menos 15 minutos exposto ao sol 2 vezes ao dia. A Vitamina D ela ajuda na absorção do Cálcio, e é a queridinha na combate a pressão arterial. 
ajuda também na defesa auto-imune, ou seja, previne por exemplo a diabetes tipo 2.  

Cálcio: Como falei acima a Vitamina D ajuda na absorção do cálcio, portanto se a Vitamina D só e absorvida se você pegar um solzinho, o cálcio também, fazendo assim com que a exposição daqueles 15 minutos em horários certos faça com que o sol previna a osteoporose. 


Sistema Imunológico: Isto é fácil de notar que nosso sistema imunológico é beneficiado pelo sol, pois pode se notar aumento de doenças respiratórias no inverno, pois o sol é mais raro. O sol diminui a incidência de ácaros, e mofos que são prejudiciais a nossa saúde, principalmente pessoas que já tem tendências a ter problemas respiratórios como Rinite, Sinusite, entre outros. Falei destes casos pois sofro com isto, e aqui onde eu moro, Curitiba, o tempo no inverno é quase sempre nublado, e sofro de mais com isto!

Bom Humor e Bem Estar: Isto não precisa nem a gente pensar muito para notar o quanto o sol traz felicidade para nós. Quando acordamos e está um dia ensolarado, dá ânimo para sair, trabalhar e fazer as atividades diárias, diferentes de dias frios, chuvosos e nublados. Ou seja é um grande aliado na depressão. Lugares como Lituânia, Rússia e Bielorrússia são os maiores índices de suicídio no mundo, e há grandes indícios de serem porque o tempo lá é muito frio e passam durante meses sem a presença do Sol!

Benefícios do Sol

Se você então quer se despor de todos estes benefícios saiba que você deverá fica 15 minutos no sol antes das 10hs da manhã, e mais 15 minutos depois das 16hs da tarde!!! Viu lindas, é 15 minutos, nada de horas no sol!!! Se você quer ficar mais tempo no sol, então alie o protetor solar, óculos escuros, e se você tem tendência a ter manchas no rosto, use chapéu!!!

Acho que ficou bem completinha esta postagem!!!

Espero que tenham gostado e possam aproveitar agora no verão!!!

Beijinhus

7 comentários:

  1. Angie... eu moro na praia e olha, não tenho muito que reclamar com o mal do sal nos cabelos ou com desbotamento porque eu cuido e sempre que vou a praia as madeixas estão presas, evito o sol em excesso, mas em contrapartida adoro tomar sol e fico muito triste com minhas manchas no rosto, elas triplicam, ficam feias e nem posso passar clareadores nessa época, então... não é tão bom assim quando o verão chega... mesmo morando no litoral!

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!!!

    Pois é, eu até me esqueci de falar dos produtos com protetor solar que citei na postagem Dicas para Cabelos Secos, para proteger o cabelo.

    Eu também tenho tendência a ter manchas e sardas pelo rosto, qualquer solzinho que tomo as sardas aumentam com tudo!!! E você usa bloqueadores???

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Fique a vontade para pedir divulgação quando quiser.
    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Angie, esse post é super-importante! Por experiência própria falando, temos mesmo que tomar muito cuidado com a exposição ao sol.
    Sou branquinha branquinha com mais de 100 pintas pelo corpo, além da pele, tenho que ficar atenta também às pintas, pois por genética é possível que eu tenha no futuro câncer de pele. :/
    Adorei o post, vim conhecer o blog e amei! Linkei ele lá no meu *-*
    Beijos flor.

    http://madame-charmeuse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa

      Que bom que gostou!!! Pois é eu também tenho este mesmo problema, sou branca cheia de sardinhas!!! Os cuidados devem ser dobrados!!! è um assunto que sempre é falado, mas acho que nunca é o bastante.

      Seja bem vinda aqui!!!

      Beijinhus

      Excluir
    2. Muito mal planejado seu post, frases nada a ver, e palavra inadequadas

      Excluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!