segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Listagem de Componentes para Entender seu Produto

Olá Meninas;

Eu sei que comecei as coisas um pouco de trás para frente, pois este post deveria ser antes dos outros. Porém fiquei tão empolgada para mostrar como os cabelinhos ficaram na prática que deixei pra depois a teoria.

Como eu falei basicamente AQUI a técnica No/Low Poo é usar cremes livres de silicones, petrolatos e óleos minerais, e os shampoos quando necessários usar apenas os sem sulfatos.

Para que proposito usar produtos assim?

O Sulfato é um tipo de detergente, assim um shampoo com sulfato faz com que tire toda a oleosidade do cabelo, até a oleosidade natural dos fios que os protegem. Pessoas que tem cabelos crespos principalmente, sofrem com os fios ressecados e com porosidade, então este tipo de shampoo só danifica mais os cabelos. Para quem tem cabelos com química também a mesma coisa, não precisa ser usado shampoos com sulfato pois só irá ressecar mais ainda os cabelos.
E se você tem cabelos oleosos, ou apenas a raiz oleosa pode usar sem medo o shampoo Sulfato Free, pois ele faz uma limpeza nos fios mas sem agredir, muitos shampoos sem sulfato não faz espuma, porém limpa da mesma forma.

Para que serve shampoo sem sulfatos
Espuma não significa limpeza!!!

E porque não usar cremes a base de silicones?

O silicone não trata o seu fio, ele apenas mascara o dano, fazendo com que fique bonito na hora que você passa o produto, mas não irá tratar a sua estrutura danificada, o cabelo quando está danificado em primeiro lugar precisa de muita hidratação, depois de nutrição e por último reconstrução. E o silicone e petrolatos não irá ajudar em nada!!!

Muitas pessoas conseguem manter os cabelos bonitos assim, pois cada cabelo é um caso, o que é bom para mim, não significa que será bom para você, por isso se quiser saber exatamente os resultados só testando para saber!!!

Muitos cabelos não dão resultados nas primeiras vezes, pois o cabelo está "viciado" naquele tipo de produtos, e quando você usa outro completamente diferente, os fios podem demorar para se acostumar.

A descobridora desta técnica foi Lorraine Massey, escreveu um Best Seller "Curly Girl" e fez a famosíssima linha para cabelos Cacheados Deva Curl. Todos os produtos seguindo este modelo, shampoo sulfato free e cremes livres de silicones. Eu infelizmente ainda não experimentei, mas juro que ainda irei resenha-lo aqui!!! Pois não há uma Blogueira cacheada se quer que tenha falado mal desta linha, é unanimidade o amor por estes produtos!!!

Linha Deva

Gente, aquela mãozinha ali então é o ápice da maravilha, é um secador em forma de mãozinha, imagina só, tudo de bom!!! A Karina falou do Ritual Deva Curl AQUI.

E dai você me pergunta, e como vou saber quais produtos exatamente eu posso usar?! Pois então, a lista é grande de QUE PODE e NÃO PODE. Acho que todas as seguidoras de No Poo no início levam a listinha consigo e ficam doidinhas olhando aquelas letrinhas minúsculas que não temos a mínima noção do que significa cada palavrinha difícil daquelas, por isso vou colocar a lista aqui, falando o que é cada item, daí é só copiar e imprimir!!!

Vou começar com o que não pode nos Cremes, que então você já lê qualquer um destes itens e já o descarta:

NÃO PODE (Silicones não solúveis em Água)
Low Poo
Amodimethicone
Cethearyl Methicone
Cetyl Dimethicone
Cyclometicone
Cyclopentasiloxane
Dimethicone
Dimethiconol
Stearyl Dimethicone
Trimethylsilylamodimethicone
Simethicone
Polydimethylsiloxane
Methicone
Phenyl Trimethicone
Dimethylpolysiloxane
Bis-Aminopropyl Dimethicone


NÃO PODE (Derivados do Petróleo)
Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/Óleo Mineral
Parafinum Liquid/Parafina Liquida
Vaselina

A Karina escreveu AQUI que pode até usar Silicones para fazer o Low Poo, pois shampoos sem sulfatos também limpam os Silicone, mas para No Poo realmente tem que ser sem silicones.

Obs: PEG + Dimethicone modifica-o, tornando ele solúvel em Água, exemplos:

SOLÚVEIS EM ÁGUA-LIBERADOS
Dimethicone PEG-8 Phosphate
Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate
PEG-3 Dimethicone
PEG-7 Dimethicone

A lista completa eu encontrei AQUI no Dicas by Gabyzinha Gomez.

São apenas alguns exemplos, um jeitinho que pode funcionar para gravar é assim: Terminações em ONE (derivados de silicONE) são proibídos, PEG+ONE = PEGONE (ou seja você pode pegar!!!) Liberados.
Único que foge a Regra que termina em ONE e não é um Silicone é o Methylchloroisothiazolinone é um anti fungicida presente até no meu queridinho Yamasterol!!!

Como identificar sulfatos
Nos shampoos o proibido é o Sulfato, então vamos conhecê-los:

NÃO PODE
Sodium Laureth Sulfate
Sodiu Laurilsulfate
Ammonium Lauryl Ether Sulfate
Ammonium Lauryl Sulfate

Com certeza este é bem mais facinho de gravar, tudo terminado em Sulfate é Sulfato, fácil!!! Na maioria dos shampoos já é um dos primeiros itens da composição.





Citei AQUI os componentes para saber se possui ou não protetor solar no produto.

Você pode fazer shampoos caseiros se quiser a Ana Raquel fez uma receitinha de Shampoo caseira AQUI.

Já citei alguns produtinhos Baratos e que podem fazer parte do Cronograma No/Low Poo AQUI e fiz o Tutorial de como os usei AQUI.

Bom acho que com estas listinhas e com estes modos de gravar facilite na hora de comprar os produtos, agora é só sair pra pesquisar, consumir e testar!!!

Beijinhus


19 comentários:

  1. Vale tão a pena, mas é tão difícil encontrar produtos nacionais para Low/No poo, e de qualidade.
    Nunca vi alguém falar mal dessa rotina, eu nunca utilizei, mas deveria. Me falta coragem de sair lendo milhares de rótulo em busca de produtos liberados.
    Ótimo post Angie.
    Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é difícil sim, mas tem é só procurar!!! Preço nem sempre significa tudo, eu paguei o valor 35 reais em 5 produtos e está funcionando muito bem para os meus cabelos, tem que testar mesmo!!!

      Imprima a listinha que não é tão difícil assim!!! Depois que a gente aprende fica bem tranquilo!!!

      Beijinhus

      Excluir
  2. Angie, querida! Sou simpatizante do Low poo, mas confesso que está sendo difícil me adaptar com os sulfate free. os únicos que gsotei até agora foram o da Amend Eco Therapy e o da Ecologie. O Deva nem pensar...não pago o preço dele. O Multivegetal, não gostei... e fora que eu adoro experimentar produtos novos, então fica muito difícil seguir a linha dos sem sulfatos... mas como eu lavo o cabelo todo dia, pelo menos dá pra intercalar...um dia eu uso sem sulfato, e outro com...rsrs
    ótimo post!! apesar de não conseguir seguir fielmente essa rotina low poo, eu adoro ler tudo a respeito... bjks!
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas porque, está ressecando??? Eu como uso tudo e espero acabar, não tive problemas com isso, eu gostei muito do que eu estou usando que é o Éh! Orgânico, vou fazer a Resenha em Breve.

      Estou lavando o cabelo todos os dias por causa do calor, eu intercalo o shampoo, com Co Wash usando Yamasterol!!! Fica ótimo!!!

      Que bom que gostou!!!

      Beijinhus

      Excluir
    2. O Éh orgânico, ainda não usei... menina, tá difícil achar ele por aqui! Eu faço co-wash qdo tomo mais de um banho por dia...muito bom!! Tbm gosto do yamasterol! bjão
      http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Amor, matéria excelnte!
    Você fez melhor e diferente dos demais posts que vejo sobre o assunto.
    Ao invés de apenas citar os nomes, agregou expliações e redirecionou o pessoal para matérias complementeres. Isto sim é uma matéria!!! ^.~

    Obrigada por citar o AB...

    rsrs, conheço este dilema da Erikinha... rsrs
    é difícil mesmo encontrar algum sulfate free apaixonante. Mas, depois que encontramos, é difícil largar!
    Pena que a maioria dos excelentes sulfate frees são carinhos mesmo.
    Nunca testei o Eh antioxidante, também está difícil de encontrar por aqui! rs

    Beijos no coração, amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karinaaa nem acredito que você passou por aqui, estava sentindo sua falta!!! Essa era a postagem que fiquei segurando para não ficar quase igual a sua... mas modifiquei algumas coisas, porque se tratavam do mesmo assunto!!!

      Você não sabe o quanto significa um elogio seu para mim!!! Obrigada!!!

      O meu cabelo está uma maravilha com este shampoo, fui fazer o retoque das minhas luzes, e o cabeleireiro perguntou o que eu andava fazendo em casa, e ainda exigi que ele usasse um shampoo sem sulfato lá, eles tem o da Matrix Biolage...

      Em breve vou fazer a publicação da Resenha do Éh!!! Está naquela listinha de publicações prontas... tem 8 já!!! rsrsrsrs

      Beijinhus

      Excluir
  4. Oi, Angie!! Que boa matéria!!
    Bem explicadinho! ^_^
    Obrigada pelo link do shampoo caseiro! Shampoos sem sulfato é complicado achar, tem que anotar no papel e procurar! ;) O shampoo da Éh nunca achei por aqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é to vendo que é bem difícil de encontrar, aqui tem na Farmácia Droga Raia que sei que é nacional e na Panvel que só tem aqui no sul!!!
      Não tive dificuldades de encontrar!!!

      E não foi nada, acho que temos que valorizar quando há matérias que nos complementam!!!

      Beijinhus

      Excluir

  5. Oi flor,

    Como vai?
    Amei o seu blog.
    Parabéns!
    Ansiosa para as próximas postagens.
    Já estou lhe seguindo.
    Faça uma visita ao meu e se gostar será um imenso prazer em te-lá em meu cantinho.

    http://melbernardo.blogspot.com

    Bjok@s e sucessos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!!

      Obrigada pelo carinha, a honra é toda minha te ter por aqui! Seja bem vinda!!!

      Todas as segundas, quartas e sextas tem postagem!!!

      Pode deixar que vou retribuir!

      Beijinhus

      Excluir
  6. Achei o post super útil! Tenho cabelo cacheado também e sempre ouvi falar do No/Low Poo, mas nunca tentei entender o que realmente era. Nas minhas próximas compras vou prestar mais atenção nas embalagens dos produtos :)
    Beijos

    http://muitoalemdorimel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,

      Pois é, assumi meus cabelos ondulados depois de testar a Rotina Low poo, meu cabelos ficaram bem mais saudáveis, até porque deixei de fazer chapinha todos os dias!!!

      Seja bem Vinda!!!

      Beijinhus

      Excluir
  7. olá Angie
    será que ainda está valendo comentar aqui? rsrsrs
    é o seguinte: meu cabelo tb é 2a e amo. já tive um corte quimico setembro passado e tenho mt vontade de platinar (vai entender) mas queria te perguntar outra coisa.
    tenho dermatite seborreica então uso dois shampoos receitados por dermato: clob-x (propionato de clobetasol) e doctar (to sem nenhum vidro aqui e na net nao to acando nada q diga q tem sulf.).
    enfim! até queria fazer essa rotina low poo, mas não acho q conseguiria se tiver q usar esses shampoos, certo? estou c consulta marcada na dermato para breve... o q vc indicaria eu pedir a ela para q seja posssivel fazer essa rotina considerando meu problema de pele?
    seu site é excelente, mt bem escrito e relevante.
    beijão e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce,

      Como não sou médica não posso falar para fazer ou não fazer o tratamento, mas acho que se você falar com seu dermato sobre o que queres ele pode fazer o melhor modo de seguires o tratamento e o No Poo ao mesmo tempo. Pergunte para ele se os shampoos específicos que usa tem sulfatos na fórmula, se não tiveres é livre para usar!!!

      Acho que é possível sim seguir os dois sem problemas algum!!!

      Que bom que gostou da página, e mesmo a postagem sendo antiga sempre respondo os comentários, então fique a vontade para perguntar quando quiser!!! E venha me contar depois o que seu dermatologista disse ;)

      Beijinhus

      Excluir
    2. etão, Angie, fui hoje à consulta e o resultado foi aquele mesmo... não posso de jeito nenhum ficar sem sulfatos pq são eles que me aliviam dos sintomas péssimos da dermatite - que é cronica - coceira, descamação e oleosidade. pra vc ter uma noção, se eu uso shampoo normal (com sulfato) eu ja sinto coçar horas depois. ou seja, tem q ser o medicinal com muito sulfato.
      aí q fiquei preocupada e queria sua dica: que tipo de tratamento usar? pq eu to enxugando muito a minha oleosidade... eu tenho aqui em casa dos mais variados (bepantol derma, novex de bambu, solei de argan- cheio de silicone, só fui ver isso depois de achar seu site - isso só p começar a falar rsrsrsrs). q vc me indica? como te falei meu cabelo ta muito fraco depois do corte quimico (agosto passado) e tenho tratado em casa. aparentemente ele está precisando mais de hidratação agora, mas fora essa questão HNR, o q vc indica?
      nossa, desculpe a postagem enooorme!
      mil bjs e muito obrigada!!

      Excluir
    3. Oi querida, puxa que chato que não pode tirar o sulfato, mas tem muita gente que usa e consegue cuidar junto dos cabelos. Você já deu uma olhadinha na minha postagem do cronograma capilar???
      Tente fazer hidratação 2 vezes na semana, e faça de 1 a 2 vezes na semana uma super Nutrição. Invista num óleo de coco puro, de casas de produtos naturais, você pode passa-lo puro nos cabelos, ou misturar nos cremes. Outra maneira de usa-lo para que o sulfato não prejudique tanto o fio, é passar o óleo de coco antes de passar o shampoo, como pré shampoo, assim irá proteger o fio. Não passe o óleo na raiz, assim o seu shampoo fará o efeito desejado aonde precisa, e no comprimento terá a proteção do óleo de coco. Esta é uma ótima opção para você!!!

      O que acha???

      Qualquer dúvida me pergunte!!! ; )

      Beijinhus

      Excluir
    4. achei excelente! ja tinha visto, sim, sua postagem do cronograma e essa semana ja iniciei, com produtos "normais" msm... deu uma diferença incrível usar uma mascara que responda à necessidade real do meu cabelo (no caso, hodratar, como sempre se deve começar, né).
      gostei da dica do óleo de coco. vou investir msm, ele tem um precinho mais salgado, mas valerá a pena.
      só tenho a te agradecer sua atenção e carinho, comigo e com todas, com uma página tão boa e conselhos tão bem dados.
      mil bjs! estarei sempre aqui!

      Excluir
  8. Angie boa tarde! Não entendo porque o "Casulão Legítimo sem enxague" é liberado para low poo se possui em sua composição Dimethicone? Pode me ajudar me explicando o uso liberado deste componente? Juro que ainda não entendi.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!